Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/288
Título: Detecção de anticorpos e fatores de risco associados ao vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV) em bovinos leiteiros no centro-leste maranhense - Brasil
Autor(es): Abas, Ana Raysa Verde
Data do documento: 2014-08-22
Editor: UEMA
Resumo: A Unidade Regional de Codó, localizada no Cento-Leste do estado do Maranhão, apresenta grande potencial para o desenvolvimento da pecuária leiteira moderna, por possuir, além de extensa área territorial, relevo e clima favoráveis, estando pouco exposta a instabilidades climáticas periódicas. O Vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV) é um dos principais patógenos de bovinos e causa perdas econômicas significativas para a pecuária bovina em todo o mundo. O presente estudo teve como objetivo estimar a frequência de bovinos reagentes ao vírus da Diarreia Viral Bovina - BVDV em rebanhos leiteiros da Regional de Codó – MA, assim como os fatores de risco associados à infecção. Foram analisadas, pelo teste de Elisa indireto, 396 amostras de soro sanguíneo oriundos de bovinos pertencentes a 33 rebanhos dos municípios de Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró e Alto Alegre. Dos rebanhos testados, encontrou-se um percentual de reagentes de 90,91% (n=30). O município de Codó apresentou a menor frequência, 70% (n=07), enquanto que nos demais municípios, todos os rebanhos apresentaram pelo menos um animal que reagiu positivamente. Das 396 amostras analisadas, 54,04% (n = 214) foram reagentes, 3,79% (n = 15) suspeitas e 42,17% (n = 167) não reagentes. As frequências de bovinos sorologicamente reagentes ao BVDV foram de 34,17% (n=41) em Codó, 52,78 (n=19) em Timbiras, 55,95% (n = 47) em Coroatá, 83,33 (n = 60) em Peritoró e 55,95% (n = 47) em Alto Alegre. Os resultados obtidos nesta pesquisa permitiram concluir que o BVDV está amplamente distribuído nos rebanhos da regional de Codó e que, estatisticamente, dentre os fatores de risco avaliados, apenas a faixa etária dos animais apresentou associação com a infecção pelo vírus.
Palavras-chave: Diarréia Viral Bovina
Bovinos
ELISA
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em Defesa Sanitária Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA RAYSA VERDE ABAS_1 - PDF A.pdf3.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.