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Título: Narrativas e reflexividades: vivências num campo de distintas identificações, conhecimentos e atuações
Título(s) alternativo(s): Narratives and reflexivities: experiences in a field of different identifications, knowledge and actions
Autor(es): Carvalho, Iguatemy da Silva
Orientador: Nunes, Patrícia Portela
Membro da Banca: Martins, Cynthia Carvalho
Membro da Banca: Almeida, Alfredo Wagner Berno de
Membro da Banca: Serra, Maria Olília
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar de forma crítica e reflexiva um contexto de desproporção, suspensão de conceitos e inversão de valores, no qual se encontra a relação entre, o “homem” assumindo a condição de um eu-deus na sua agoniante busca de eternizarse perante a infinitudes, o “Estado” estando refém de grupos corruptos e corrupções e a “Cultura” tomada como uma ideologia, alienando, dividindo e massificando a grande maioria de seus fazedores, inserindo-os num estado de disputas completamente desleais a uma sinceridade como o que são, agindo sem qualquer responsabilidade social com o que fazem. Uma realidade na qual o sujeito do conhecimento expressa todo um contexto fragmentado, extremado, individualista, essencialista e instrumentalizado de ler, interpretar e entender o mundo; sendo essa a base a qual passa a edificar sua condição de sociabilidade, acrítica e irrefletida sobre contradições, contingências e determinismos numa vida sempre estipulada por outrem. Para essa investigação, tomo como recorte, minhas vivencias como diretor da Casa do Maranhão – SECMA, envolvidas com as instigantes, reflexivas e questionadoras experiências dos museus vivos via Exposição Saberes Tradicionais e Etnografia, do Programa da Nova Cartografia Social e Políticas da Amazônia, promovendo todo um repensar de práticas museológicas institucionais e inúmeras autocriticas, querelas, ponderações sendo o ponto de partida e base principal dessa pretensa dissertação
Resumo: The present research aims to analyze, in a critical and reflective way, a context of disproportion, suspension of concepts and inversion of values, in which the relationship between “man” is found, assuming the condition of a god-self in his agonizing quest to eternalize himself. If faced with infinities with time and space, the "State" being hostage to corrupt groups and corruption and "Culture" taken as an ideology, alienating, dividing and massifying the vast majority of its makers, inserting them in a state of disputes completely disloyal to a sincerity as they are, acting without any social responsibility with what they do. A reality in which the subject of knowledge expresses an entire fragmented, extreme, individualistic, essentialist, utilitarian and instrumentalized context of reading, interpreting and understanding the world, which is the basis on which to build his condition of uncritical and thoughtless sociability on contradictions, contingencies and determinisms in a life always stipulated by others. For this investigation, I take as a cut, my experiences as director of Casa do Maranhão – SECMA, involved with the instigating, reflective and questioning experiences of living museums via the Traditional Knowledge and Ethnography Exhibition, of the New Social Cartography and Policies Program of the Amazon, promoting a whole rethinking. Of institutional museological practices and countless self-criticisms, quarrels, considerations being the starting point and main basis of this alleged dissertation
Palavras-chave: Agentes Sociais
Cultura
Estado
Museu
Casa do Maranhão
Culture
Museum
State
Social Agents
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

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