Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Beatriz Caroline de Assunção-
dc.date.accessioned2024-07-08T19:33:03Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-08T19:33:03Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationFREITAS, Beatriz Caroline de Assunção; ROCHA, Nathali Moraes da. A importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil. 2023. 47f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2849-
dc.description.abstractThe presentstudyhas os its researchobjectthecontributionof games and games tochildren'slearning in earlychildhoodeducation, as suchstrategiesallowchildrento build theirknowledgefrominteractions in theclassroom, in additiontoaddressingtheimportanceof games and games in earlychildhoodeducation. In viewoftheabove, wedelimittheproblemthatgeneratedthisstudy, namely: howcan games and games contributetotheteaching-learningofchildren in earlychildhoodeducation? The general objectivewasdefined: toanalyzehow games and games cancontributetothechild'steaching-learningprocess in earlychildhoodeducation. And it developsfromthefollowingspecificobjectivestoknowhow games and games are usedwithchildren'seducationstudents. Toverifyhowthe game helps in thecognitiveand motor developmentofthechild in kindergarten. Identifywhichpedagogicalstrategiesthrough games and games are usedbyteachers in the classroom. Thisworkwasbasedonthetheoretical framework basedonauthorsontheaforementionedtheme, towhich a dialogue isundertakenwithKishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), among others. The methodologyofthisresearchisof a fieldandbibliographicalnaturewith a qualitative approach in relationtotheproblem, establishing as a researchfield a teachinginstitutionofthe municipal network ofthecityofTimon-MA. It has as researchinterlocutorstwokindergartenteachersand uses a questionnairewith open questions as aninstrument for data production. It signals in theresultsthat games and games whenusedwithdidacticstrategies in theearlychildhoodeducationclassroom, cancontributetochildren'slearningwhenwellusedbytheteacherandappropriatetothe contentworked. It concludesthat games and games providestudentswithmeaningfullearningwiththepedagogical use of games in theclassroomfromthe perspective ofteachingandlearning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos infantispt_BR
dc.subjectChildren's gamespt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJokespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectRecreationpt_BR
dc.titleA importância dos josgos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDRocha, Natali Moraes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0550859420955427pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Jane Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387815939220094pt_BR
dc.contributor.referee1Deus, Adélia Meireles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500071749626492pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Haêde Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990998861991826pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto de pesquisa a contribuição dos jogos e brincadeiras para aprendizagem das crianças na educação infantil, pois tais estratégias permitem as crianças construir seu conhecimento a partir das interações na sala de aula, além disso, aborda a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Diante do exposto, delimitamos a problemática que gerou esse estudo, a saber: como os jogos e Brincadeiras podem contribuir para o ensino-aprendizagem da criança na educação infantil? Definiu-se o objetivo geral: analisar como os jogos e Brincadeiras podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da criança na educação infantil. E desenvolve-se a partir dos seguintes objetivos específicos conhecer como os jogos e brincadeiras são utilizados junto aos alunos da educação infantil?. Verificar como a brincadeira auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança na educação infantil? Identificar quais estratégias pedagógicas por meio dos jogos e brincadeiras são utilizadas pelos professores em sala de aula. Este trabalhofoi fundamentado com o referencial teórico a partir de autores sobre o referido tema ao qual empreende-se um diálogo com Kishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), dentre outros.A metodologia desta pesquisa é de natureza de campo e bibliográfica com abordagem qualitativa, em relação ao problema, estabelece como campo de pesquisa uma instituição de ensino da rede municipal da cidade de Timon-MA. Tem como interlocutoras da pesquisa duas professoras da Educação Infantil e utiliza como instrumento para a produção dos dados umquestionário com perguntas abertas. Sinaliza nos resultados queos jogos e brincadeiras quando utilizados com estratégias didáticas na sala de aula de educação infantil, podem contribuir para aprendizagem das crianças quando bem utilizado pelo professor e adequado ao conteúdo trabalhado. Conclui que, os jogos e brincadeiras proporciona aos discentes um aprendizado significativo com a utilização pedagógica do brincado na sala de aula na perspectiva do ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA BEATRIZ E NATALI (1) (1) (1) (1).pdfPDF A404.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.