Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2849
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Beatriz Caroline de Assunção | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T19:33:03Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08 | - |
dc.date.available | 2024-07-08T19:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Beatriz Caroline de Assunção; ROCHA, Nathali Moraes da. A importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil. 2023. 47f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2849 | - |
dc.description.abstract | The presentstudyhas os its researchobjectthecontributionof games and games tochildren'slearning in earlychildhoodeducation, as suchstrategiesallowchildrento build theirknowledgefrominteractions in theclassroom, in additiontoaddressingtheimportanceof games and games in earlychildhoodeducation. In viewoftheabove, wedelimittheproblemthatgeneratedthisstudy, namely: howcan games and games contributetotheteaching-learningofchildren in earlychildhoodeducation? The general objectivewasdefined: toanalyzehow games and games cancontributetothechild'steaching-learningprocess in earlychildhoodeducation. And it developsfromthefollowingspecificobjectivestoknowhow games and games are usedwithchildren'seducationstudents. Toverifyhowthe game helps in thecognitiveand motor developmentofthechild in kindergarten. Identifywhichpedagogicalstrategiesthrough games and games are usedbyteachers in the classroom. Thisworkwasbasedonthetheoretical framework basedonauthorsontheaforementionedtheme, towhich a dialogue isundertakenwithKishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), among others. The methodologyofthisresearchisof a fieldandbibliographicalnaturewith a qualitative approach in relationtotheproblem, establishing as a researchfield a teachinginstitutionofthe municipal network ofthecityofTimon-MA. It has as researchinterlocutorstwokindergartenteachersand uses a questionnairewith open questions as aninstrument for data production. It signals in theresultsthat games and games whenusedwithdidacticstrategies in theearlychildhoodeducationclassroom, cancontributetochildren'slearningwhenwellusedbytheteacherandappropriatetothe contentworked. It concludesthat games and games providestudentswithmeaningfullearningwiththepedagogical use of games in theclassroomfromthe perspective ofteachingandlearning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos infantis | pt_BR |
dc.subject | Children's games | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Chil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Jokes | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Recreation | pt_BR |
dc.title | A importância dos josgos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | Rocha, Natali Moraes da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0550859420955427 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Jane Cruz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0387815939220094 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Deus, Adélia Meireles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2500071749626492 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Haêde Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6990998861991826 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objeto de pesquisa a contribuição dos jogos e brincadeiras para aprendizagem das crianças na educação infantil, pois tais estratégias permitem as crianças construir seu conhecimento a partir das interações na sala de aula, além disso, aborda a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Diante do exposto, delimitamos a problemática que gerou esse estudo, a saber: como os jogos e Brincadeiras podem contribuir para o ensino-aprendizagem da criança na educação infantil? Definiu-se o objetivo geral: analisar como os jogos e Brincadeiras podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da criança na educação infantil. E desenvolve-se a partir dos seguintes objetivos específicos conhecer como os jogos e brincadeiras são utilizados junto aos alunos da educação infantil?. Verificar como a brincadeira auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança na educação infantil? Identificar quais estratégias pedagógicas por meio dos jogos e brincadeiras são utilizadas pelos professores em sala de aula. Este trabalhofoi fundamentado com o referencial teórico a partir de autores sobre o referido tema ao qual empreende-se um diálogo com Kishimoto (2008), Borba (2007), Cabral (2005), Oliveira (2000) Vygotsky (1984), dentre outros.A metodologia desta pesquisa é de natureza de campo e bibliográfica com abordagem qualitativa, em relação ao problema, estabelece como campo de pesquisa uma instituição de ensino da rede municipal da cidade de Timon-MA. Tem como interlocutoras da pesquisa duas professoras da Educação Infantil e utiliza como instrumento para a produção dos dados umquestionário com perguntas abertas. Sinaliza nos resultados queos jogos e brincadeiras quando utilizados com estratégias didáticas na sala de aula de educação infantil, podem contribuir para aprendizagem das crianças quando bem utilizado pelo professor e adequado ao conteúdo trabalhado. Conclui que, os jogos e brincadeiras proporciona aos discentes um aprendizado significativo com a utilização pedagógica do brincado na sala de aula na perspectiva do ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Timon | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA BEATRIZ E NATALI (1) (1) (1) (1).pdf | PDF A | 404.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.