Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/284
Título: Dinâmica de Bemisia tabaci biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) na cultura de tomateiro com adubação mineral e orgânica em ambiente protegido
Autor(es): Soares, Cristina Gomes
Data do documento: 2012-04-05
Editor: UEMA
Resumo: A mosca-branca é uma das principais pragas do tomateiro devido aos danos diretos causados pela sucção de seiva e favorecimento do surgimento de fumagina e os indiretos causados como transmissora de diversas viroses. Visando melhorar as condições fisiológicas do tomateiro pela utilização de adubos minerais e orgânicos foi avaliada a incidência e a dinâmica de colonização da mosca branca em plantas de tomateiro cultivadas em ambiente protegido. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola de São Luis (FESL), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em casa de vegetação, no período de novembro de 2010 a dezembro de 2011. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizados com cinco tratamentos e seis repetições em esquema fatorial 3x5, fator 1 (épocas de avaliação) e fator 2 (tratamentos combinados com diferentes tipos de adubação). O número de ovos e ninfas de Bemisia tabaci foi avaliado por meio de contagem realizada aos 45, 60 e 75 dias após o transplantio. No processo de amostragem foram retirados três folíolos por planta, sendo um de cada terço da planta (inferior, médio e superior). Para as análises das frações solúveis (açucares, amônio, nitrato e N-amino) foram utilizados os mesmos folíolos coletados para contagem dos ovos e ninfas de mosca branca. Houve diferença significativa quanto ao número médio de ovos e ninfas de B. tabaci no tratamento com adubação orgânica diferindo significativamente da adubação mineral. Os estratos mediano e apical foram os de maior preferência para oviposição e alimentação de ninfas diferindo significativamente do que apresentou menor incidência. Quanto às épocas de avaliação, aos 60 e 75 dias ocorreram maiores infestações de B. tabaci independente das regiões da planta analisada. Para os teores de N-NO3 - inicialmente foram elevados em todos os tratamentos, havendo diferença significativa para o tratamento orgânico. Quanto aos teores de N-NH4 + houve diferença significativa entre os tratamentos somente aos 45 dias e apenas para a testemunha e entre as épocas de avaliação houve diferença significativa para todos os tratamentos, exceto o tratamento orgânico, e os maiores acúmulos foram observados por ocasião da segunda avaliação independente do tratamento aplicado. Não foram observadas diferenças estatísticas significativas para os teores de N-Amino livre entre tratamentos aos 45 e 60 dias após o transplante das plantas de tomateiro. As diferenças significativas ocorreram somente na última avaliação em que a testemunha diferiu dos demais tratamentos. Houve diferença significativa entre tratamentos e épocas de avaliação quanto ao conteúdo de açúcar solúvel. No entanto, os teores de açúcar solúvel encontrados, com base na equivalência de glicose, foram baixos para todos os tratamentos e épocas de avaliação. Esse resultado sugere que a adubação orgânica pode ser um fator importante na ocorrência populacional de ovos e ninfas de B.tabaci na cultura do tomateiro.
Palavras-chave: Nutrição
Mosca branca
Cultura do tomate
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA GOMES SOARES.pdf605.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.