Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2839
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mota, Natália Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T19:02:06Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03 | - |
dc.date.available | 2024-07-03T19:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Natália Nunes. Matemática e Música: uso de paródias como ferramenta de ensino e aprendizagem em Matemática. 2024. 59f. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Balsas, Universidade Estadual do Maranhão - Balsas - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2839 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2839 | - |
dc.description.abstract | The present study refers to the Course Completion Work presented to the State University of Maranhão. The main objective of this research is to investigate whether the use of Music, through parodies, could help in the process of teaching and learning Mathematics. The choice of theme is justified because parodies are an attractive and fun way to attract students' attention. This is a descriptive investigation, carried out with 3rd grade high school students at the state school Centro de Ensino Maria do Socorro Coelho Cabral. To collect data, field research was carried out through a practical class and then the application of an online form with students and a questionnaire with teachers who work in the morning shift at that institution. Furthermore, the lyrics of the parodies exposed in the practical class were analyzed. After the survey, the data was analyzed using the qualitative-quantitative method. As a result, the results obtained showed that students found it easy to learn song lyrics, many had never used parodies, but were receptive to their inclusion in classes. The teachers agreed that Music can be used in Mathematics education, highlighting that it is a method that will not replace the usual teaching methods but will serve as a complement | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Paródias Matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Matemática e música - Ensino e aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Paródias no ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematical Parodies | pt_BR |
dc.subject | Mathematics and music - Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Parodies in Mathematics teaching | pt_BR |
dc.title | Matemática e Música: uso de paródias como ferramenta de ensino e aprendizagem em Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics and Music: use of parodies as a teaching and learning tool in Mathematics | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Olivio Crispim de, Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0260363055002420 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Clarina Brito Debus | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Paulo do Nascimento | - |
dc.description.resumo | O presente estudo, refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estadual do Maranhão. O objetivo principal desta pesquisa é investigar se a utilização da Música, através das paródias, poderia auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A escolha do tema justifica-se pelas paródias serem uma forma atrativa e divertida de chamar a atenção dos alunos. Trata-se de uma investigação descritiva, realizada com os alunos de 3ª série do Ensino Médio da escola estadual Centro de Ensino Maria do Socorro Coelho Cabral. Para a coleta dos dados, foi realizada uma pesquisa de campo, mediante uma aula prática e, em seguida, a aplicação de um formulário online com os estudantes e um questionário com os professores que trabalham no turno matutino da referida instituição. Além disso, foram analisadas as letras das paródias expostas na aula prática. Após o levantamento, os dados foram analisados, através do método quali-quantitativo. Com isso, os resultados obtidos mostraram que os alunos têm facilidade em aprender letras de músicas, muitos nunca haviam utilizado as paródias, mas se mostraram receptivos quanto a sua inserção nas aulas. Já os professores concordaram que a Música pode ser utilizada na educação Matemática, ressaltando que é um método que não substituirá os métodos de ensino usuais e sim servirão como complemento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Balsas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NATALIA NUNES MOTA - TCC.pdf | PDF A | 10.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.