Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2838
Título: As contribuições da História da matemática para o processo de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The contributions of the History of Mathematics to the teaching and learning process
Autor(es): Silva, Naisa Ferreira da
Orientador: Leite, Lusitonia da Silva
Membro da Banca: Leite , Lusitonia da Silva
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Diante do desafio de aprimorar o ensino e a aprendizagem da Matemática, essa pesquisa investigou as contribuições da História da Matemática para o processo de ensino e aprendizagem com professores de Matemática do Ensino Fundamental em Balsas, Maranhão. A hipótese era de que a História da Matemática poderia contribuir de maneira efetiva para o ensino e aprendizagem dessa ciência. A pesquisa justificou-se pela importância da História da Matemática no ensino dos conteúdos matemáticos, permitindo que professores e alunos enfrentem situações de resolução de problemas com base nos conhecimentos matemáticos construídos ao longo da História. Além disso, a abordagem histórica da Matemática ajuda contextualizar o conteúdo, tornando-o mais significativo e relevante para os alunos. Os objetivos da pesquisa foram investigar as contribuições da História da Matemática para o processo de ensino e aprendizagem: pesquisar a importância dessa abordagem de ensino para os professores; identificar se os professores utilizavam a História da Matemática em suas aulas e descrever os resultados da investigação, a partir de instrumento de coleta de dados respondidas pelos professores sujeito desta pesquisa. A revisão teórica destacou a importância da História da Matemática, mostrando como ela pode tornar a disciplina mais humana e próxima dos alunos. A História da Matemática permite compreender a evolução dos conceitos matemáticos e sua relação com a cultura e o contexto histórico. Ela também pode promover curiosidade intelectual e a compreensão do objeto da Matemática, além de ajudar os alunos a lidarem com erros e desenvolverem resiliência. A metodologia da pesquisa envolveu um estudo qualitativo, bibliografico, exploratório e de campo. Foram realizadas entrevistas com os professores de Matemática do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Balsas MA, para coletar informações sobre o uso da História da Matemática em sala de aula e as dificuldades enfrentadas pelos professores. Os dados foram interpretados qualitativamente. Portanto, os resultados indicam que a História da Matemática e utilizada pelos professores como uma ferramenta valiosa para tornar o ensino mais envolvente, relevante e significativo para os alunos
Resumo: Faced with the challenge of improving the teaching and learning of Mathematics, this research investigated the contributions of the History of Mathematics to the teaching and learning process with Elementary School Mathematics teachers in Balsas, Maranhão. The hypothesis was that the History of Mathematics could contribute effectively to the teaching and learning of this science. The research was justified by the importance of the History of Mathematics in teaching mathematical content, allowing teachers and students to face problem-solving situations based on mathematical knowledge built throughout History. Furthermore, the historical approach to Mathematics helps contextualize the content, making it more meaningful and relevant for students. The objectives of the research were to investigate the contributions of the History of Mathematics to the teaching and learning process: to research the importance of this teaching approach for teachers; identify whether teachers used the History of Mathematics in their classes and describe the results of the investigation, based on a data collection instrument answered by the teachers subject to this research. The theoretical review highlighted the importance of the History of Mathematics, showing how it can make the discipline more human and closer to students. The History of Mathematics allows us to understand the evolution of mathematical concepts and their relationship with culture and historical context. It can also promote intellectual curiosity and understanding of the subject of mathematics, as well as helping students deal with errors and develop resilience. The research methodology involved a qualitative, bibliographic, exploratory and field study. Interviews were carried out with Elementary School Mathematics teachers from four schools in the city of Balsas MA, to collect information about the use of the History of Mathematics in the classroom and the difficulties faced by teachers. The data were interpreted qualitatively. Therefore, the results indicate that the History of Mathematics is used by teachers as a valuable tool to make teaching more engaging, relevant and meaningful for students.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem Matemática
História da matemática
Dificuldade dos alunos em relação à Matemática
Teaching Mathematics
Mathematical Learning
History of mathematics.
Students' difficulties in Mathematics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAISA FERREIRA DA SILVA - TCC.pdfPDF A9.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.