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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Dayane Silva-
dc.date.accessioned2024-07-02T19:42:49Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T19:42:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Dayane Silva. Patrimônio histórico cultural em sala de aula: a historicidade de São Luís nas escolas públicas. 2018. 74f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2835pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2835-
dc.description.abstractThe present proposal aims to report on the theoretical methodological approaches carried out in public schools in São Luis, elementary and middle school with the theme of historical cultural heritage in the classroom. Approaching through the patrimonial education in the schools, concepts and problematizations about the cultural heritage historical architectural materials of the city of San Luis, present in the historical Center of the capital.Interventions were carried out in schools (Raimundo Correa and Alagoas State) based on didactic practices applied from pedagogical workshops in classrooms and extraclasses such as: visits to museums and trips to the historical Center of São Luis.The importance of integrating in these schools subjects related to local history, due to their absence in textbooks, and the lack of attention given to São Luis as a tourist city with the title of world heritage of humanity. Such an approach in schools has served to increase knowledge about the city, encouraging students to think about valuing, preserving, conserving, encouraging them to integrate in them and consequently in schools, a sense of belonging about the patrimonial issues of our city, so that they may be remembered and lived not only on commemorative dates, but also on the anniversary of St. Louis, but for this practice of historical awareness to be present in school everyday.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPatrimonypt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectOfficespt_BR
dc.subjectElementary and high schoolpt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.titlePatrimônio histórico cultural em sala de aula: a historicidade de São Luís nas escolas públicaspt_BR
dc.title.alternativeCultural historical heritage in the classroom: the historicity of São Luís in public schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPEREIRA, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5383201320157053pt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoA presente proposta tem como intuito relatar as abordagens teóricas metodológicas realizadas nas escolas públicas de São Luís, do Ensino Fundamental e Médio com a temática de patrimônio histórico cultural em sala de aula. Abordando por meio da Educação Patrimonial nas escolas, conceitos e problematizações a cerca dos patrimônios históricos culturais arquitetônicos da cidade de São Luís, presente no centro histórico da capital. Foram realizadas intervenções nas escolas (Raimundo Correa e Estado de Alagoas) baseiam-se nas práticas didáticas aplicadas a partir de oficinas pedagógicas em sala de aula e extraclasse como: visitas a museus, oficinas de azulejos e cerâmica e passeios ao centro histórico de São Luís. Constata-se a importância de integrar nessas escolas assuntos relacionados à história local, devido a sua ausência nos livros didáticos, e a pouca atenção dada a São Luís como cidade turística com titulo de Patrimônio Mundial da Humanidade. Tal abordagem nas escolas tem servido para ampliar o conhecimento sobre a cidade, instigando os alunos a pensar sobre a valorização, preservação, conservação, despertando o interesse neles e consequentemente às escolas, fomentando o senso de pertencimento pela nossa cidade, para que os bens culturais sejam lembrados e vividos não só em datas comemorativas, como o aniversário de São Luís, mas que essa pratica de conscientização histórica se faça presente no cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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