Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2832
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Caio Alexandre Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T19:13:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02 | - |
dc.date.available | 2024-07-02T19:13:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caio Alexandre Diniz. As representações de Esparta: guerra, educação, cultura e sociedade. 2018. 117f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2832 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2832 | - |
dc.description.abstract | The present work entitled "The Representations of Sparta: War, Education, Culture and Society" aims to establish an analysis of the cultural interactions between the ancient societies, especially the Greek, in order to understand the way in which they represented and represented the other. While Athens in this period was characterized as a polis considered to be highly urbanized, Sparta possessed characteristics considered archaic, since its culture was based on the rural values, its economic base was agriculture, they did not value much by the trade and it had an extremely legislative system rigid defense of the polis by means of the formation of citizens / warriors - the hóplitas, thus making that Sparta was a polis directed to the warrior education. From this collective identity as a warlike polis, I seek to construct an imaginary corpus in order to identify the way in which Sparta was represented in the attempt to perceive patterns of continuity or rupture in the representations of war and warrior in the Greek world. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Antiguidade | pt_BR |
dc.subject | Esparta | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Atenas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Antique | pt_BR |
dc.subject | Sparta | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Athens | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | As representações de Esparta: guerra, educação, cultura e sociedade | pt_BR |
dc.title.alternative | Representations of Sparta: war, education, culture and society | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SILVA, C. A. D. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3171550145463744 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Ana Livia Bomfim | - |
dc.contributor.advisor1ID | VIEIRA, A. L. B | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4857035674509717 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zierer, Adriana Maria de Souza | - |
dc.contributor.referee1ID | ZIERER, A. M. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5545-5123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5098951451070268 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Chaves, Monica Piccolo Almeida | - |
dc.contributor.referee2ID | PICCOLO, M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-8773-7731 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3775617335462885 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho intitulado “As Representações de Esparta: Guerra, Educação, Cultura e Sociedade” visa estabelecer uma análise sobre as interações culturais entre as sociedades antigas, sobretudo a grega, a fim de compreender a forma que estas se representavam e representavam o outro. Enquanto Atenas neste período era caracterizada por ser uma pólis considerada bastante urbanizada, Esparta era detentora de características consideradas arcaicas, já que sua cultura tinha base nos valores rurais, sua base econômica era a agricultura, não prezavam muito pelo comércio e detinha um sistema legislativo extremamente rígido voltado para a defesa da pólis por meio da formação dos cidadãos/guerreiros – os hóplitas, fazendo assim com que Esparta fosse uma pólis voltada à educação guerreira. A partir dessa identidade coletiva como uma pólis guerreira, busco construir um corpus imagético a fim de identificar a forma com que Esparta se representava na tentativa de perceber padrões de continuidade ou ruptura nas representações de guerra e guerreiro no mundo grego. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - Caio Alexandre Diniz Silva- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.