Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Caio Alexandre Diniz-
dc.date.accessioned2024-07-02T19:13:44Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T19:13:44Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Caio Alexandre Diniz. As representações de Esparta: guerra, educação, cultura e sociedade. 2018. 117f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2832pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2832-
dc.description.abstractThe present work entitled "The Representations of Sparta: War, Education, Culture and Society" aims to establish an analysis of the cultural interactions between the ancient societies, especially the Greek, in order to understand the way in which they represented and represented the other. While Athens in this period was characterized as a polis considered to be highly urbanized, Sparta possessed characteristics considered archaic, since its culture was based on the rural values, its economic base was agriculture, they did not value much by the trade and it had an extremely legislative system rigid defense of the polis by means of the formation of citizens / warriors - the hóplitas, thus making that Sparta was a polis directed to the warrior education. From this collective identity as a warlike polis, I seek to construct an imaginary corpus in order to identify the way in which Sparta was represented in the attempt to perceive patterns of continuity or rupture in the representations of war and warrior in the Greek world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntiguidadept_BR
dc.subjectEspartapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAtenaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAntiquept_BR
dc.subjectSpartapt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectAthenspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleAs representações de Esparta: guerra, educação, cultura e sociedadept_BR
dc.title.alternativeRepresentations of Sparta: war, education, culture and societypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, C. A. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3171550145463744pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Ana Livia Bomfim-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, A. L. Bpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717pt_BR
dc.contributor.referee1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.referee1IDZIERER, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Monica Piccolo Almeida-
dc.contributor.referee2IDPICCOLO, M.pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8773-7731pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775617335462885pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado “As Representações de Esparta: Guerra, Educação, Cultura e Sociedade” visa estabelecer uma análise sobre as interações culturais entre as sociedades antigas, sobretudo a grega, a fim de compreender a forma que estas se representavam e representavam o outro. Enquanto Atenas neste período era caracterizada por ser uma pólis considerada bastante urbanizada, Esparta era detentora de características consideradas arcaicas, já que sua cultura tinha base nos valores rurais, sua base econômica era a agricultura, não prezavam muito pelo comércio e detinha um sistema legislativo extremamente rígido voltado para a defesa da pólis por meio da formação dos cidadãos/guerreiros – os hóplitas, fazendo assim com que Esparta fosse uma pólis voltada à educação guerreira. A partir dessa identidade coletiva como uma pólis guerreira, busco construir um corpus imagético a fim de identificar a forma com que Esparta se representava na tentativa de perceber padrões de continuidade ou ruptura nas representações de guerra e guerreiro no mundo grego.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Caio Alexandre Diniz Silva- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.