Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis Neta, Mariana Miranda da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-02T18:54:09Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T18:54:09Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationREIS NETA, Mariana Miranda da Silva. Uma análise estatística das principais causas do bullyng no ambiente escolar utilizando software rstudio. 2024. 41f. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Balsas, Universidade Estadual do Maranhão - Balsas - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2831pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2831-
dc.description.abstractBullying is not just a bad joke, it also has an impact negative in our lives. The main consequences of those who suffer from bullying in the school environment are the decrease in performance, the decrease in learning, in addition to causing psychological disorders. There are few studies on this topic, because in addition to the students who suffer being afraid to report it, When it is reported, teachers and educators do not know how to resolve or help. The present work aims to demonstrate an analysis of the practices of bullying in the school environment. This study was based mainly on Poli (2022) and Silva (2015). Where they pointed out that the age group that suffers most from Bullying is 11 to 15 years old, so educators should pay more attention to these students in the classroom. In addition, a questionnaire was carried out with 6th grade students year and 7th year, at Escola Infantil Brincando e Aprendindo in the morning shift. The data obtained were presented using Rstudio software. In search carried out, it was observed that more than 50% of students suffer or have already suffered bullying. Furthermore, around 53% of these students do not have confidence in their teachers to report such violencept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullying escolarpt_BR
dc.subjectRstudiopt_BR
dc.subjectAnálise estatísticapt_BR
dc.subjectConsequências da prática do bullyingpt_BR
dc.subjectSchool bullyingpt_BR
dc.subjectRstudiopt_BR
dc.subjectstatistical analysispt_BR
dc.subjectConsequences of bullyingpt_BR
dc.titleUma análise estatística das principais causas do bullyng no ambiente escolar utilizando software rstudiopt_BR
dc.title.alternativeA statistical analysis of the main causes of bullying in the school environment using rstudio software.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Turibus, Sérgio Noleto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297720388843439pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros , Olívio Crispim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0260363055002420pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Antonio Nilson Laurindo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6998331626041435pt_BR
dc.description.resumoO bullying não é apenas uma brincadeira de mau gosto, mas também tem um impacto negativo em nossas vidas. As principais consequências de quem sofre com o bullying no ambiente escolar são a diminuição do desempenho, a diminuição da aprendizagem, além de causar transtornos psicológicos. Existem poucos estudos sobre essa temática, pois além dos alunos que sofrem terem medo de denunciar, quando denuncia, os professores e educadores não sabem como resolver ou ajudar. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar uma análise das práticas do bullying no ambiente escolar. Esse estudo foi baseado principalmente em Poli (2022) e Silva (2015). Onde foram apontados por elas que a faixa etária que mais sofre com o Bullying é de 11 a 15 anos, assim os educadores devem ter mais atenção com esses alunos na sala de aula. Além disso, foi realizado um questionário com alunos do 6º ano e 7º ano, da Escola Infantil Brincando e Aprendendo no turno matutino. Os dados obtidos foram apresentados através da utilização do software Rstudio. Na pesquisa realizada observou-se que mais de 50% dos alunos sofrem ou já sofreram bullying. Além disso, cerca de 53% desses alunos não têm confiança nos seus professores para relatar tal violênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Balsaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA MIRANDA DA SILVA NETA REIS_TCC.pdfPDF A757.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.