Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2827
Título: | Contribuições à educação presentes nos trabalhos de conclusão do curso de matemática licenciatura/UEMA campus Balsas |
Título(s) alternativo(s): | Contributions to education present in the conclusion work of the undergraduate mathematics course/UEMA Balsas campus |
Autor(es): | Araujo, Ludmila Miranda de |
Orientador: | Alves, Lourimara Farias Barros |
Membro da Banca: | Sousa, Antonio Nilson Laurindo |
Membro da Banca: | Moraes, Clarina Brito Debus |
Data do documento: | 2024-03-05 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo, de caráter qualitativo e bibliográfico, partiu de um projeto de PIBIC desenvolvido no período de 2022-2023. A pesquisa analisou os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Matemática Licenciatura UEMA/Campus Balsas com área de aprofundamento em Educação, defendidos desde a primeira turma, em 1999 até a última, em 2022, com o objetivo de verificar as principais contribuições desses à Educação. Foram analisados 85 trabalhos de um total de 116 trabalhos e, para que se pudesse fazer essa análise detalhada, dividiu-se em quatro subeixos: Dificuldades e Reprovações, Transtornos de Aprendizagem, Matemática Financeira e Metodologias de Ensino. Esse último, devido à quantidade, foi subdividido nos seguintes tópicos: Lúdico, Recursos Tecnológicos e Ensino de Geometria. Antes de analisar efetivamente, apresentou-se os TCC agrupados em cada eixo e tópico, bem como, as temáticas centrais de cada um deles. Posteriormente, foram apresentados os outros temas abordados no corpo dos trabalhos. Vale ressaltar que durante toda a pesquisa utilizou-se os próprios TCC como referencial teórico, bem como, outros autores que abordam as mesmas temáticas. Ao final, observou-se que esses materiais apresentam conteúdos riquíssimos e que podem ser utilizados como base para outras pesquisas, bem como uma tendência a pesquisas relacionadas a Metodologias de Ensino, principalmente ao ensino da disciplina de Matemática |
Resumo: | The present study, of a qualitative and bibliographic nature, started from a PIBIC project developed in the period 2022-2023. The research analyzed the Conclusion Works of the Mathematics Course (TCC) Degree UEMA/Campus Balsas with area of deepening in Education, defended from the first class, in 1999, to the last, in 2022, with the aim of verifying their main contributions to Education. They were 85 works were analyzed from a total of 116 works and, in order to carry out this analysis detailed, was divided into four sub-axis: Difficulties and Failures, Disorders of Learning, Financial Mathematics and Teaching Methodologies. The latter, due to the quantity, was subdivided into the following topics: Playfulness, Technological Resources and Teaching Geometry. Before analyzing effectively, the TCC were grouped into each axis and topic, as well as the central themes of each of them. Subsequently, they were other topics covered in the body of work are presented. It is worth noting that during The entire research used the TCC itself as a theoretical reference, as well as other authors who address the same themes. In the end, it was observed that these materials present rich content that can be used as a basis for other research, as well as a tendency towards research related to Teaching Methodologies, mainly to teaching the subject of Mathematics |
Palavras-chave: | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Educação Ensino Subeixos Matemática Financeira Ludicidade dos jogos Geometria Metodologias de ensino Course completion work (TCC) Education Teaching. Subshafts Financial math Playfulness of games Geometry Teaching methodologies |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUDMILA MIRANDA DE ARAUJO - TCC.docx.pdf | PDF A | 323.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.