Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2823
Título: A Matemática financeira e sua relevância para a formação cidadã consciente: algumas reflexões a partir de interpretações qualitativas feitas em livros didáticos do Ensino Médio Público de Balsas/MA
Título(s) alternativo(s): Financial Mathematics and its relevance for the formation of a conscious citizen: some reflections based on qualitative interpretations made in textbooks from Public High School in Balsas/MA
Autor(es): Evangelista, Kássio Barros
Orientador: Leite, Lusitonia da Silva
Membro da Banca: Medeiros, Olívio Crispim de
Membro da Banca: Sousa, Antônio Nilson Laurindo
Data do documento: 2024-03-08
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A Matemática Financeira (MF ) é de fundamental importância para desenvolvimento de um cidadão crítico e consciente. Neste trabalho, ressalta-se a importância do ensino de MP na Educação Básica sob análise da Lei de Diretrizes e Bases (Brasil, 1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), entendendo que, muitas vezes, esse conteúdo é visto e ensinado de forma superficial, simples (só com aplicações e fórmulas simples), e até mesmo, ignorado da grade curricular. 0 presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, seguido de análise dos Livros Didáticos do componente curricular Matemática, da coleção Novo Olhar (Souza, 2010) e da coleção Prisma Matemática: sistemas, matemática financeira e grandezas (Bonjomo, Giovanni Júnior, Sousa, 2020), utilizados no EM adotado pelas escolas públicas estaduais de Balsas MA, afim de identificar como a MP se apresenta nestes livros. Tem como objetivo investigar conceitos e relevância da MP como conhecimento importante para a formação da consciência cidadã. É um conhecimento de fundamental importância para tomada de decisões, no que diz respeito ao processo de maximização nos resultados financeiros, seja dos cidadãos comuns, das empresas ou mercado financeiro e essencial para formação de um cidadão consciente e critico. A MP sendo bem explanada no Ensino Médio (EM) conforme diz. a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), trará resultados positivos em relação a situações que jovens/adolescentes se encontram saindo do EM, adentrando na vida profissional, sabendo decidir e discernir qual opção e escolha é melhor e mais vantajosa para si e suas despesas. Os resultados da pesquisa apontam que por meio das atividades propostas no livro adotado pelo Novo Ensino Médio (Bonjorno, Giovanni Júnior, Sousa, 2020), o professor tenha mais oportunidades de trabalhar MP, ou seja, um suporte mais dinâmico para conduzir suas aulas a fim de que a abordagem de conceitos direcionados a MP torne-se mais interessante, significativo e rotineiro, próximo à realidade do educando. Além do que já foi expresso acima como resultado da pesquisa, espera-se que o conteúdo exposto neste trabalho possa despertar a consciência critica e consciência reflexiva a quem tiver acesso ao expresso no decorrer deste trabalho, fornecendo ferramentas que contribuam para o desenvolvimento da sua vida financeira, enquanto cidadão, seja no âmbito escolar ou social.
Resumo: The Financial Mathematics (MF ) is of fundamental importance for the development of a critical and conscious citizen. In this work, the importance of teaching MF in Basic Education is highlighted under the analysis of the Law of Guidelines and Bases (Brazil, 1996) and the National Curricular Parameters (Brazil, 1998), understanding that, often, this content is seen and taught in a superficial, simple way (only with simple applications and formulas). and even ignored from the curriculum. The present work was developed through bibliographical research of an exploratory nature, followed by analysis of the Textbooks of the Mathematics curricular component, the Novo Olhar collection (Souza, 2010) and the Prisma Matemática collection: systems, financial mathematics and magnitudes (Bonjorno, Giovanni Júnior, Sousa, 2020), used in the EM adopted by the state public. schools of Balsas MA, in order to identify how MF is presented in these books. It aims to investigate concepts and relevance of MF as important knowledge for the formation of citizen consciousness. It is knowledge of fundamental importance for decision-making, with regard to the process of maximizing financial results, whether for ordinary citizens, companies or the financial market and essential for the formation of'a conscious and critical citizen. MF, being well explained in High School (EM) as stated in the National Common Curricular Base (Brazil, 201 ?), will bring positive results in relation to situations in which young peoplef'adolescents find themselves leaving EM, entering professional life, knowing how to decide and discern which option and choice is best and most advantageous f0r you and your expenses, The research results indicate that through the activities proposed in the book adopted by the New Secondary Education (Bonjorno, Giovanni Junior, Sousa, 2020), the teacher has more opportunities to work ME, that is, more dynamic support to conduct his classes at so that the approach to concepts aimed at MF becomes more interesting, meaningful and routine, close to the students reality. In addition to what has already been expressed above as a result of the research, it is expected that the content exposed in this work can awaken critical awareness and reflective awareness in those who have access to what is expressed in the course of this work, providing tools that contribute to the development of their lives financial situation, as a citizen, whether in the academic or social Sphere.
Palavras-chave: Matemática financeira
Livros didáticos de Matemática - Balsas - MA
Balsas - MA - Ensino Médio
Formação crítica consciente
Ensino de matemática
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 - Brasil
LDB 9394/96
Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasil
Base Nacional Curricular Comum - BNCC - Brasil
Programa Nacional do Livro e Material Didático
Projeto Político Pedagógico
Análise de livros didáticos - Matemática financeira
Financial math
Mathematics textbooks - Ferries - MA
Ferries - MA - High School
Conscious critical training
Teaching mathematics
National Education Guidelines and Bases Law 9394/96 - Brazil
National Curricular Parameters - Brazil
Common National Curricular Base - BNCC - Brazil
National Book and Teaching Material Program
Pedagogical Political Project
Textbook analysis - Financial mathematics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - KÁSSIO BARROS EVANGELISTA - LIC. MATEMÁTICA BALSAS UEMA 2024.pdfPDF A13.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.