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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Júlio Gabriel Caldas-
dc.creatorOliveira, Kelvin Sousa de-
dc.date.accessioned2024-07-01T20:21:19Z-
dc.date.available2024-07-01-
dc.date.available2024-07-01T20:21:19Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.citationSILVA, Júlio Gabriel Caldas; OLIVEIRA, Kelvin Sousa de. Ações educativas para a equipe de enfermagem sobre o conhecimento e habilidades técnicas no uso de EPI’S. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2820pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2820-
dc.description.abstractPersonal protective equipment (PPE) is an important resource for preventing accidents at work and, consequently, safeguarding the lives of the professionals who use it. In the field of nursing, nurses and technicians protect their patients more than their own lives by using this equipment. In view of the importance of using these devices, an action plan was developed with educational actions for the proper use of PPE with the staff of the surgical clinic of the Tomaz Martins municipal hospital, located in Santa Inês in Maranhão. The actions took place over four days, two of which were dedicated to one group and two to another, since it was necessary to divide up the professionals in the sector so that the actions could take place without damaging the services offered at the health center. Once the educational activities were over, we tried to get information from the employees via a questionnaire about the importance of the interventions for them, while it was possible to observe that the information they had was insufficient and that many were unaware of basic information about the proper use of this equipment. Finally, the interventional potential of the educational actions is highlighted and, as the scientific literature alludes to, it is reinforced that actions of this nature should continue to be developed gradually in hospitals and other health promotion centerspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquipamentos de proteção individualpt_BR
dc.subjectSegurança no trabalhopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAcidentes de trabalhopt_BR
dc.subjecthospital municipal Tomaz Martinspt_BR
dc.subjectPersonal protective equipmentpt_BR
dc.subjectSafety at workpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.titleAções educativas para a equipe de enfermagem sobre o conhecimento e habilidades técnicas no uso de EPI’Spt_BR
dc.title.alternativeEducational actions for the nursing team on knowledge and technical skills in the use of PPEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Jéssica Rayanne Vieira-
dc.contributor.referee1Galiza, Andrea Borges Araruna de-
dc.contributor.referee2Sousa, Lúcia Camila O. Friedrich-
dc.description.resumoOs equipamentos de proteção individual (EPI’s) caracterizam importantes recursos para evitar acidentes de trabalho e, consequentemente, salvaguardar a vida dos profissionais que deles fazem uso. No âmbito da enfermagem, mais do que as próprias vidas, ao utilizarem esses equipamentos, enfermeiros e técnicos protegem também seus pacientes. À vista da importância da utilização desses aparelhos, desenvolveu-se um plano de ação com ações educativas para o uso adequado dos EPI’s com o corpo de funcionários da clínica cirúrgica do hospital municipal Tomaz Martins, localizado em Santa Inês no Maranhão. As ações ocorreram durante quatro dias, sendo dois deles dedicados a um grupo e dois a outro, uma vez que foi necessário dividir os profissionais do setor para que as ações ocorressem sem causar prejuízos aos serviços oferecidos no centro de saúde. Terminadas as ações educativas, buscou-se apreender informações dos funcionários via questionário quanto à importância das intervenções para eles, ao passo que foi possível observar que as informações detidas por eles eram insuficientes e que muitos não sabiam de informações elementares quanto ao uso adequado desses equipamentos. Destaca- se, por fim, o potencial interventivo das ações educativas e reforça-se, assim como alude a literatura científica, para que ações dessa natureza continuem sendo desenvolvidas de maneira gradual nos hospitais e demais centros de promoção de saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Enfermagem - Santa Inês UEMA - Monografias

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