Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2802
Título: A importância da etnomatemática no processo de ensinoaprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino fundamental do Colégio Presidente Castelo Branco I
Título(s) alternativo(s): The importance of ethnomathematics in the teaching-learning process of students in the final years of elementary school at Colégio Presidente Castelo Branco I
Autor(es): Silva, Italo Marcus Ferreira da
Orientador: Rocha, Luiz Paulo Brito
Membro da Banca: Rocha, Luiz Paulo Brito
Data do documento: 2022-08-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa realizada na escola municipal Colégio Presidente Castelo Branco I, localizada no município de Lago dos Rodrigues/MA, com o objetivo geral de constatar a importância do uso de metodologias alternativas no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foram aplicadas propostas educacionais que buscam estimular a curiosidade dos alunos, relacionando teoria e prática no ensino da matemática. A metodologia escolhida foi a etnomatemática e as atividades realizadas neste trabalho teve a duração de 06 (seis) dias. A coleta de dados realizada através da aplicação de avaliação diagnóstica aos alunos, entrevista informal com o professor e observação em sala de aula. Dessa forma, foi possível caracterizar os participantes da pesquisa e mensurar o impacto das atividades executadas durante a pesquisa. O método proposto mostrou-se eficaz, os resultados obtidos indicaram maior percentual de acerto na avaliação diagnóstica aplicada no encerramento desta pesquisa. Além disso, foi possível verificar o interesse dos alunos durante aplicação da atividade prática que se utilizou. Desse modo, conclui-se que o ensino tradicional de matemática necessita ser revitalizado, onde possa contemplar atividades práticas cotidianas, capaz de promover significativa melhora nos resultados das avaliações, além de passar uma imagem positiva da disciplina aos estudantes.
Resumo: The present research carried out at the Colégio Presidente Castelo Branco I municipal school, located in the municipality of Lago dos Rodrigues/MA, with the general objective of verifying the importance of the use of alternative methodologies in the teaching of mathematics in the final years of elementary school. Educational proposals were applied that seek to stimulate students' curiosity, relating theory and practice in the teaching of mathematics. The methodology chosen was ethnomathematics and the activities carried out in this work lasted 06 (six) days. Data collection was carried out through the application of diagnostic assessment to students, informal interview with the teacher and observation in the classroom. In this way, it was possible to characterize the research participants and measure the impact of the activities performed during the research. The proposed method proved to be effective, the results obtained indicated a higher percentage of correct answers in the diagnostic evaluation applied at the end of this research. In addition, it was possible to verify the interest of the students during the application of the practical activity that was used. In this way, it is concluded that the traditional teaching of mathematics needs to be revitalized, where it can include daily practical activities, capable of promoting a significant improvement in the results of the evaluations, in addition to passing a positive image of the discipline to students.
Palavras-chave: Etnomatemática
Metodologias alternativas
Práticas cotidianas
Matemática
Didática
Ensino Fundamental
Ethnomathematics
Alternative methodologies
Everyday practices
Mathematics
Didactics
Elementary Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ÍTALO MARCUS FERREIRA DA SILVA - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2022.pdfPFD- A494.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.