Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Evilanny Caroelly Do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-06-20T18:38:30Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-20T18:38:30Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationSALES, Evilanny Caroelly Do Nascimento. A plataforma YouTube como ferramenta de acesso a conteúdos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem de acadêmicos no ensino remoto do curso de matemática no turno noturno Campus Bacabal - UEMA. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2801pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2801-
dc.description.abstractIn the midst of a global pandemic, teaching by the COVID-19 virus, the educational community now sees itself with a new reality of Remote Learning, teachers and students relearning to teach and learn That physically distant, constantly making themselves present, in the search to still continue virtually to Brazilian Education. It is recognized that a large majority of the country's student population suffers from difficulties in learning mathematics, and that with the remote teaching system this circumstance is intensified. Supported now by digital technologies, the use of these tools begins to help and assist educators in the educational content studied. As a study, emphasis was given to the YouTube platform, which is a video sharing channel and which has long become a popular tool among Brazilians, with a wide diversity of content, including educational content. Therefore, the present work sought to verify whether, during remote teaching, higher education is using its Mathematics Licentiate learning, in the night shift of the UEMA Institution, Campus Bacabal, the YouTube platform as an auxiliary tool in the teaching process. Based on the theoretical and applied foundations of higher education records. Through the useful assessment tool how these students used the learning platform to become remote, which consequently and could give these students a good performance. and a tool better served than YouTube is a platform that has potential exploited by teachers, even in class, as a learning aid for learning, as a learning aid.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectFerramentas de aprendizagempt_BR
dc.subjectAcessibilidade educacionalpt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectLearning Toolspt_BR
dc.subjectEducational Accessibilitypt_BR
dc.titleA plataforma YouTube como ferramenta de acesso a conteúdos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem de acadêmicos no ensino remoto do curso de matemática no turno noturno Campus Bacabal - UEMApt_BR
dc.title.alternativeThe Youtube platform as a tool for accessing mathematical content for the development of academic learning in remote teaching of the mathematics course in the evening shift at Bacabal Campus - UEMApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID7989842388010595pt_BR
dc.creator.IDSALES, E. C. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7989842388010595pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.contributor.advisor1ID8720405748367232pt_BR
dc.contributor.advisor1IDROCHA, L. P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720405748367232pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Paulo César-
dc.contributor.referee2Vieira, José da Silva-
dc.contributor.referee3Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.description.resumoEm meio a uma pandemia global, causada pelo vírus COVID-19, a comunidade educacional se vê agora com uma nova realidade de ensino, o Ensino Remoto, professores e alunos reaprendendo a ensinar e a aprender. Ainda que distantes fisicamente, se fazendo presentes virtualmente, na busca constante em dar continuidade ao Ensino brasileiro. Reconhece-se que uma grande maioria da população estudantil do país sofre com dificuldades de aprendizagem matemática, e que com o sistema de Ensino Remoto essa circunstância se intensificou. Amparados agora pelas tecnologias digitais, inicia-se a utilização dessas ferramentas a fim de ajudar e auxiliar educandos e educadores nos conteúdos estudados. Como estudo deu-se ênfase a plataforma YouTube, que é um canal de compartilhamento de vídeos e que conforme o tempo foi passando se tornou uma ferramenta popular entre os brasileiros, com uma ampla diversidade de conteúdo, inclusive educacionais. Portanto o presente trabalho buscou verificar se durante o ensino remoto, os acadêmicos de Licenciatura em Matemática, no turno noturno da Instituição UEMA, Campus Bacabal, utilizaram a plataforma YouTube como uma ferramenta auxiliadora no processo de suas aprendizagens. Tendo como respaldo fundamentação teórica e um questionário aplicado aos discentes do Ensino Superior. Por meio da verificação constatou-se que a utilização da plataforma como ferramenta de aprendizagem tornou-se útil e de boa performance, que consequentemente pôde dar suporte a esses alunos durante o ensino remoto. E verificou-se que o YouTube é uma plataforma que tem potencial para ser mais explorada por discentes e docentes, até mesmo em sala de aula, como uma ferramenta auxiliadora de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemática Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - EVILANNY CAROELLY DO NASCIMENTO SALES - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2022.pdfPDF-A508.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.