Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2789
Título: Arithmética escolar nos livros didáticos de Ayres de Vasconcellos Cardoso homem e domingos Affonso Machado (Maranhão, século XIX)
Título(s) alternativo(s): School arithmetic in the textbooks of Ayres de Vasconcellos Cardoso Homem and Domingos Affonso Machado (Maranhão, 19th century)
Autor(es): Sousa, Eduarda Pereira de
Orientador: Silva, Marylucia Cavalcante
Membro da Banca: Duailibe, Fabiano Brito
Membro da Banca: Brandão, Raimundo José Barbosa
Membro da Banca: Silva , Marylucia Cavalcante
Data do documento: 2022-08-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho versa sobre a Arithmética Escolar direcionada ao ensino primário, em dois livros didáticos, publicados no Estado do Maranhão no século XIX. O primeiro livro, de autoria de Ayres de Vasconcellos Cardoso Homem, foi publicado em 1846. O segundo, de Domingos Affonso Machado, publicado em 1895. Tem-se como objetivo investigar a organização dos conteúdos Aritméticos propostos nos livros didáticos de Ayres de Vasconcellos e Domingos Machado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental-descritiva. Contamos com a contribuição teórica de autores como: Valente (2007; 2013), Silva (2016) Bittencourt (1993), Bloch (2002), Costa (2010), Pinto (2007), dentre outros. Para a pesquisa documental, os livros didáticos de autoria de Homem e Machado foram tomados como fonte principal. Assim sendo, tem-se a seguinte questão norteadora: como os conteúdos de Arithmética foram organizados nos livros didáticos Primeiras Noções de Arithmetica e Questões Práticas de Arithmetica, para o uso dos alunos das escolas de ensino primário no Maranhão do século XIX? É importante ressaltar que tais livros foram coletados no Repositório de Conteúdo Digital-RCD do GHEMAT. Como resultados preliminares, o estudo aponta que os LDs abordados apresentam os assuntos de Arithmética de forma didática e com metodologia direta, apresentando exemplos práticos para explicação do conteúdo.
Resumo: This work deals with School Arithmetic aimed at primary education, in two textbooks, published in the State of Maranhão in the 19th century. The first book, authored by Ayres de Vasconcellos Cardoso Homem, was published in 1846. The second, by Domingos Affonso Machado, published in 1895. Its objective is investigate the organization of Arithmetic contents proposed in textbooks Ayres de Vasconcellos and Domingos Machado. This is a qualitative research, of a bibliographic and documentary-descriptive nature. We count on the theoretical contribution by authors such as: Valente (2007; 2013), Silva (2016) Bittencourt (1993), Bloch (2002), Costa (2010), Pinto (2007), among others. For documentary research, books textbooks written by Homem and Machado were taken as the main source. Like this Therefore, we have the following guiding question: how do the contents of Arithmetic were organized in the textbooks First Notions of Arithmetic and Questions Arithmetic practices, for use by students in primary schools in the Maranhão from the 19th century? It is important to highlight that these books were collected in the GHEMAT Digital Content Repository-RCD. As preliminary results, the study points out that the LDs covered present the subjects of Arithmetic of didactic way and with a direct methodology, presenting practical examples to explanation of the content.
Palavras-chave: Maranhão
Escola Primária
Livros didáticos
Arithmética escolar
Pesquisa documental
Didática
Maranhão
Primary school
Didatic books
School arithmetic
Documentary research
Didactics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - EDUARDA PEREIRA DE SOUSA - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2022.pdfPDF- A1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.