Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2769
Título: Semiótica e suas contribuições na formação de professores de matemática
Título(s) alternativo(s): Semiotics and its contributions to the training of mathematics teachers
Autor(es): Castro, Doralice Alves de
Orientador: Silva, Vilmar Martins da
Membro da Banca: Brandão, Raimundo José Barbosa
Membro da Banca: Dualibe, Fabiano Brito
Data do documento: 2024-02-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A reflexão sobre como se dá a construção dos conceitos em matemática e o pensamento cognitivo envolvido nela, mostra-se como um processo essencial para a organização de atividades nesta área de ensino, e isso motivou a busca por esta pesquisa que teve como objetivo geral compreender como a Teoria da Representação Simeótica pode contribuir na formação de professores de matemática, ajudando-os a dispor de conhecimentos e metodologias que assegurem um ensino contextualizado e significativo ao aluno. De modo específico, pretendeuse desenvolver uma discussão sobre a historiografia da formação do professor; investigar a Teoria das Representações Simeóticas no saber acadêmico do docente em diálogo com o saber escolar matemático e; detalhar os resultados dos achados bibliográficos sobre a TRS e suas contribuições no fazer do professor. Como metodologia, a pesquisa, apropriou-se de um estudo de cunho descritivo de natureza qualitativa, por utilizar-se de uma pesquisa bibliográfica ancorada em leis e autores que tematizam sobre o tema em discussão, a saber: Saviani (2009), D’Ambrosio (2008), Duval (2009; 2011), Lopes (2004), Lei de Diretrizes e Bases – LDB Nº 9394/96 (Brasil, 1996), entre outros. Os achados da pesquisa apontam para as contribuições da semiótica como elementos essenciais na produção do conhecimento escolar matemático, pois este campo por ter uma linguagem específica, muitos têm dificuldades de entendê-lo e de conceituá-lo, dessa forma, ficou compreendido que a Teoria das Representações Semióticas descoberta pelo pesquisador francês Raymond Duval eleva as chances de aprendizagem matemática de forma didática, simples, porém contextualizada com vistas ao alcance de respostas que sejam significativas à vida estudantil e à vida em sociedade.
Resumo: Reflection on how the construction of concepts in mathematics and the cognitive thinking involved in it takes place, proves to be an essential process for the organization of teaching activities in this area of teaching, and this motivated the search for this research, which aimed to general understand how the Theory of Symeotic Representation can contribute to the training of mathematics teachers, helping them to have knowledge and methodologies that ensure contextualized and meaningful teaching to the student. Specifically, the aim was to develop a discussion on the historiography of teacher training; investigate the Theory of Symeotic Representations in the teacher's academic knowledge in dialogue with mathematical school knowledge and; detail the results of bibliographic findings on TRS and its contributions to the teacher's work. As a methodology, the research adopted a descriptive study of a qualitative nature, as it used bibliographical research anchored in laws and authors that discuss the topic under discussion, namely: Saviani (2009), D' Ambrosio (2008), Duval (2009; 2011), Lopes (2004), Law of Guidelines and Bases – LDB Nº 9394/96 (Brazil, 1996), among others. The research findings point to the contributions of semiotics as essential elements in the production of mathematical school knowledge, as this field has a specific language, many have difficulties understanding and conceptualizing it, thus, it was understood that the Theory of Semiotic Representations discovered by French researcher Raymond Duval increase the chances of learning mathematics in a didactic, simple, but contextualized way to reach answers that are significant to the subject's life and life in society.
Palavras-chave: Teoria das Representações Semióticas
Formação de professores
Matemática
Processo ensino e aprendizagem
Conceitos matemáticos
Metodologia
Historiografia
Didática
Theory of Semiotic Representations
Teacher Training
Mathematics
Teaching and Learning Process
Mathematical Concepts
Methodology
Historiography
Didactics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DORALICE ALVES DE CASTRO - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF- A284.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.