Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2743
Título: | A prática da história: a organização da disciplina de História no “chão da sala de aula” com base nas experiências de estágio (2022) |
Título(s) alternativo(s): | The practice of history: the organization of the discipline of History on the “ground of classroom” based on internship experiences (2022) |
Autor(es): | Silva, Bruno Santos da |
Orientador: | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira |
Membro da Banca: | Ximendes, Carlos Alberto |
Membro da Banca: | Camêlo, Júlia Constânça Pereira |
Data do documento: | 2023-07-10 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho aborda as discussões do ensino de História e para a organização da disciplina no ambiente escolar baseados nos documentos e normas que regem a educação nacional e local. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as abordagens do ensino para o currículo de História com base nos parâmetros apresentados na LDB (1996), PCN’s (1998) e DCTMA (2019), alinhando-se com o documento da BNCC (2017) tendo em perspectiva as competências e habilidades propostas para o Ensino Fundamental nos anos finais. Para uma melhor visualização dessas premissas, os estudos aqui abordados são frutos da experiência de estágio supervisionado nos anos finais do ensino fundamental na Escola Unidade de Educação Básica São Raimundo em São Luís MA no ano de 2022. O trabalho em questão foi desenvolvido na perspectiva de análise sobre os documentos que regulamentam a educação nacional, com o foco na educação ludovicense; as contribuições de Arelaro (2005) sobre a distribuição e a passagem da administração do Ensino Fundamental para os municípios, ajudaram a entender os problemas centrais quando nos referimos à organização educacional em São Luís. Enquanto isso Saviani (2008) e Bittencourt (2008) destaca a organização escolar na perspectiva da formação de um cidadão critico e ativo dentro da sociedade. Neste sentido o trabalho está organizado em três momentos que explicam detalhadamente o processo da organização da disciplina de História dentro do sistema escolar. Primeiramente as análises baseiam-se no que a LDB, PCN’s e DCTMA trazem e orientam sobre a disciplina de História sob a lógica dessa formação cidadã presente na sociedade capitalista. Em seguida, as abordagens trazidas pela BNCC contribuem para uma visão tecnicista e mercadológica da educação, transformando-a em uma espécie de agente reprodutor de ideologias e a formação de mão de obra barata na educação. O terceiro e último capítulo evidencia as experiências de estágio e como o ensino de História é visto na prática a partir das discussões elencadas nos capítulos anteriores. Concluímos, assim, que a organização educacional vigente contribui em certo modo para o distanciamento entre as camadas da sociedade, uma vez que o ensino público está cada vez mais vazio de seu sentido e as iniciativas privadas aproveitam as brechas do sistema educacional para moldar a educação conforme sua vontade. |
Resumo: | The present work approaches the discussions of the teaching of History and for the organization of the subject in the school environment based on the documents and norms that govern the national and local education. The objective of this work is to analyze the teaching approaches for the History curriculum based on the parameters presented in the LDB (1996), PCN's (1998) and DCTMA (2019), aligning with the BNCC document (2017) taking into account perspective of the competences and skills proposed for elementary school in the final years. For a better visualization of these assumptions, the studies discussed here are the result of the supervised internship experience in the final years of elementary school at the São Raimundo Basic Education Unit School in São Luís - MA in the year 2022. The work in question was developed in the perspective of analysis of the documents that regulate national education, with a focus on Ludovic education; the contributions of Arelaro (2005) on the distribution and transfer of administration of fundamental education to the municipalities, helped to understand the central problems when we refer to the educational organization in São Luís. Meanwhile Saviani (2008) and Bittencourt (2008) highlight the school organization from the perspective of forming a critical and active citizen within society. In this sense, the work is organized into three moments that explain in detail the process of organization of the discipline of History within the school system. Firstly, the analyzes are based on what the LDB, PCN's and DCTMA bring and guide on the discipline of History under the logic of this citizenship formation present in capitalist society. Then, the approaches brought by the BNCC contribute to a technical and marketing vision of education, transforming it into a kind of reproducing agent of ideologies and the formation of cheap labor in education. The third and final chapter highlights the internship experiences and how History teaching is seen in practice based on the discussions listed in the previous chapters. We conclude, therefore, that the current educational organization contributes in a certain way to the distance between the layers of society, since public education is increasingly empty of its meaning and private initiatives take advantage of the gaps in the educational system to shape education according to your will. |
Palavras-chave: | Prática da história Ensino fundamental Ensino de história Estágio Maranhão Educação básica Lei de Diretrizes e Bases - LDB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - FUNDEF Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN History practice Elementary School History teaching Internship Maranhão Basic education Law of Guidelines and Bases - LDB Basic Education Development Index - IDEB Fund for the Maintenance and Development of Elementary Education and the Enhancement of Teaching - FUNDEF National Curricular Parameters - PCN |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - BRUNO SANTOS DA SILVA - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdf | PDF - A | 585.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.