Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Isabela Miranda-
dc.creatorAraújo, Adryelson de Paula de-
dc.date.accessioned2024-06-06T18:17:48Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-06-06T18:17:48Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Isabela Miranda; ARAÚJO, Adryelson de Paula de. A poesia maranhense: paralelos entre leitura reflexiva e identidade cultural: Uma Proposta de Intervenção na Escola C. E. M. Dom Marcelino de Milão do município de Barra do Corda - MA. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Universidade Estadual do Maranhão,Barra do Corda, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2716pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2716-
dc.description.abstractThe present work aimed to apply a pedagogical proposal at the C. E. M. Dom Marcelino School in Milan, with high school students, located in the city of Barra do Corda, Maranhão. The focus of the proposal was to establish, through a pedagogical intervention for 2nd year high school students, training elements focused on using the poetry of Gonçalves Dias and Ferreira Gullar as a parallel in strument between reflective reading and cultural identity in the classroom. The theoretical foundation used included authors such as Ramalho (2014), Nunes (2017), Ramos (2010), Cunha (2012), among others. Qualitative and quantitative in nature, the investigation used semi-structured questionnaires to students from the 2nd year class, at the School mentioned above in the city of Barra do Corda (MA) in the second semester of 2023. The results obtained revealed that the pedagogical intervention was well - successful and provided students with learning moments, as demonstrated by the data collected and processed throughout the work. Conclusively, small changes were found that constituted the conceptions of the adolescent subjects, in relation to the inclusion of poetry in the classroom. Such changes, although not absolute, provide evidence that didactic actions like this, together with constant and systematic work on poetry, could successively contribute to changing society's attitude towards Maranhão culturept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura maranhensept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCentro Educa Mais Dom Marcelino de Milãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectBarra do Corda - MApt_BR
dc.subjectMaranhão literaturept_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectReflectionpt_BR
dc.subjectCultural identitypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleA poesia maranhense: paralelos entre leitura reflexiva e identidade cultural: Uma Proposta de Intervenção na Escola C. E. M. Dom Marcelino de Milão do município de Barra do Corda -MApt_BR
dc.title.alternativeMaranhão poetry: parallels between reflective reading and cultural identity: A Proposal of Intervention at the C. E. M. Dom Marcelino de Milano School in the municipality of Barra do Corda - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Daria Glaucia Paiva-
dc.contributor.advisor1LattesV: http://lattes.cnpq.br/4756455483926253pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Adervânia Cabral Cunha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682343953058279pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Neudson Nicasio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927786854421792pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo aplicar uma proposta pedagógica na Escola C. E. M. Dom Marcelino de Milão, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, localizada na cidade de Barra do Corda, Maranhão. O foco da proposta foi estabelecer por meio de uma intervenção pedagógica aos alunos, elementos de formação com foco na utilização da poesia de Gonçalves Dias e Ferreira Gullar como instrumento paralelo entre leitura reflexiva e identidade cultural em sala de aula. A fundamentação teórica utilizada incluiu autores como Ramalho (2014), Nunes (2017), Ramos (2010), Cunha (2012), entre outros. De natureza qualitativa e quantitativa, a investigação empregou questionários semiestruturados aos discentes da turma de 2º ano, na Escola citada a cima na cidade de Barra do Corda (MA) no segundo semestre de 2023. Os resultados obtidos revelaram que a intervenção pedagógica foi bemsucedida e proporcionou aos alunos momentos de aprendizagem, como demonstram os dados recolhidos e processados ao longo do trabalho. De modo conclusivo, constataram-se pequenas modificações que se constituíram nas concepções dos sujeitos-adolescentes, em relação a inclusão da poesia em sala de aula. Tais mudanças, conquanto não serem absolutas, fornecem indícios de que ações didáticas como esta, junto a um trabalho constante e sistemático sobre a poesia, poderão contribuir sucessivamente para a mudança de atitude da sociedade em relação a cultura maranhensept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Barra do Cordapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ISABELA e ADRYELSON - LETRAS LICENCIATURA - BARRA DO CORDA UEMA 2023.pdfPDF - A7.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.