Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Pablo Diego Nazaré-
dc.date.accessioned2024-06-05T11:58:58Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T11:58:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARQUES, Pablo Diego Nazaré. Planejamento estratégico como ferramenta para gestão de crise : um estudo de caso na Automoto LTDA de São Luís. 2016. 55 p. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2706pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2706-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the perception of strategic planning as a tool for economic crisis management in Automoto Ltda. of São Luís. The competitive market environment has led to senior management of companies at an accelerated pace of change aimed at survival, especially in the current economic situation in the country. In this scenario, the competitive strategies are increasingly connected, with advances and new techniques for business management. So, it is essential to observe the existence of a strategic planning in the company and its tools like BSC (Balanced ScoreCard) and SWOT Matrix are being used efficiently to overcome the turbulence of the current market. For assistance and understanding of what is being searched was studied and presented concepts, historical contextualization and planning, strategic planning, strategic planning as a tool for crisis management, and finally was presented the company Automoto Ltda. With respect to methodology, bibliographical research, documental, exploratory, explanatory, descriptive and field with a case study was used, using qualitative tools for the analysis of the interview with open questions. Therefore, it can be concluded that the Automoto LTDA not practice strategic planning, observed by not using the SWOT matrix and not the formulation of the mission, vision and values of the company and only makes use of the BSC as financial indicators parameter.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomoto Ltdapt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectGestão de crisept_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectMatriz SWOTpt_BR
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCrisis managementpt_BR
dc.subjectEffectivenesspt_BR
dc.subjectMatriz SWOTpt_BR
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectAutomoto Ltdapt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico como ferramenta para gestão de crise : um estudo de caso na Automoto LTDA de São Luispt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning as a tool for crisis management: a case study at Automoto LTDA in São Luispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Celso Machado dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS JUNIOR, C. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2213346074476874pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de analisar a percepção sobre o planejamento estratégico como ferramenta para a gestão de crise econômica na Automoto Ltda. de São Luís. O ambiente de mercado competitivo tem induzido a alta administração das empresas a um ritmo acelerado de mudanças voltadas à própria sobrevivência, principalmente, na atual conjuntura econômica no país. Diante desse cenário, as estratégias competitivas estão cada vez mais conectadas, apresentando avanços e novas técnicas para a gestão empresarial. Então, é fundamental observar a existência de um Planejamento Estratégico na empresa e se suas ferramentas como o BSC (Balanced ScoreCard) e a Matriz SWOT estão sendo utilizadas de maneira eficiente para superar as turbulências do mercado atual. Para auxílio e compreensão do que está sendo pesquisado foi estudado e apresentado conceitos, históricos e contextualizações de planejamento, planejamento estratégico, planejamento estratégico como ferramenta para gestão de crise, e por fim foi apresentada a empresa Automoto Ltda. No que tange à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, explicativa, descritiva e de campo com um estudo de caso, usando instrumentos qualitativos para a análise da entrevista, com perguntas abertas. Portanto, pode-se concluir que a Automoto LTDA não pratica o planejamento estratégico, observado pelo não uso da matriz SWOT e a não formulação da missão, visão e valores da empresa e apenas faz a utilização do BSC como parâmetro de indicadores financeiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Agrárias – CCApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de empresaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - PABLO DIEGO NAZARÉ MARQUES - CCSA UEMA 2016.pdfPDF A6.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.