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dc.creatorPereira, Claudio Henrique-
dc.date.accessioned2024-06-04T13:46:23Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T13:46:23Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Claudio Henrique. Balanced scorecard na administração pública: processo e fatoreschave de implementação do BSC na Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão. 2016. 70 p. Monografia (Graduação em Administração) Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2695pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2695-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the implementation process of the Balanced Scorecard in state-level public organization through its alignment with established key implementation factors. It is justified as an empirical advance, regarding the historical gap of researches on the subject; With a practical perspective, although with limitations of generalizations, with critical points to be analyzed during an implementation of the methodology and has a social purpose by helping the analyzed public organization to reflect on its points of improvement and thus mitigate them. The methodological procedures were given through a descriptive qualitative approach, being a case study with public organization at the state level. Data collection was through direct observation, semi-structured interview, documentary and bibliographic analysis. It was possible to perceive that the model as created by SEFAZ is well aligned with the key implementation factors established, although there are some implementation failures, and the low maturity in the alignment of the implementing structures is the main one. Nevertheless, the contribution of the BSC to the improvement of information flow and to the maturity of SEFAZ in a properformance culture is undeniable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSEFAZpt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectEstudo de campopt_BR
dc.subjectSEFAZpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectField studypt_BR
dc.titleBalanced scorecard na administração pública: processo e fatoreschave de implementação do BSC na Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeBalanced scorecard in public administration: process and key factors implementation of the BSC at the State Secretariat of Finance of Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPEREIRA, C. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1954198491602762pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, João Augusto Ramos e-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339780116931955pt_BR
dc.contributor.referee1Novaes, Irlane Regina Moraes-
dc.contributor.referee2Leite, Allyson Santos-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação do Balanced Scorecard (BSC) em uma organização pública de nível estadual através do seu alinhamento aos fatores-chave de implementação estabelecidos. Tendo em vista a lacuna literária em pesquisas sobre o tema, este estudo busca, ainda que com limitações de generalizações, apresentar o assunto a partir de uma perspectiva prática, abordando os pontos críticos a serem analisados durante a implementação da metodologia, além de possuir caráter social ao auxiliar a organização pública analisada a refletir sobre seus pontos de melhoria e assim aperfeiçoá-los. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante abordagem qualitativa descritiva, tratando-se de um estudo de caso com organização pública estadual, a Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ). A coleta de dados se deu através de estudo de campo, observação direta, entrevista semiestruturada, análise documental e bibliográfica. Foi possível perceber que o modelo criado pela SEFAZ está bem relacionado aos fatores-chave de implementação estabelecidos, ainda que haja algumas falhas de execução, sendo a principal delas a baixa maturidade no alinhamento das estruturas implementadoras. Apesar disso, é inegável a contribuição do BSC para a melhoria do fluxo de informações e para a maturidade da SEFAZ em uma cultura pró-resultado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
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