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Título: A importância das redes sociais virtuais no relacionamento com os clientes: estudo de caso das estratégias utilizadas pela Companhia Energética do Maranhão – CEMAR
Título(s) alternativo(s): The importance of virtual social networks in relationships with customers: case study of the strategies used by the Company Energética do Maranhão – CEMAR
Autor(es): Amaral, Diego Thiago Meireles
Orientador: Morais, Katy Maria Nogueira
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância das redes sociais virtuais no relacionamento com os clientes. Para tal, é realizado um estudo sobre a evolução histórica da internet. Após, estuda-se as redes sociais virtuais seus fundamentos, elementos e perspectivas. Também é fundamentado e apresentado o marketing digital, o marketing de relacionamento na internet e as estratégias utilizadas atualmente para aproximar as marcas aos clientes nas redes sociais virtuais. Para entender esse processo, explica-se o processo de divulgação, compartilhamento de informações e interação, típico de uma construção cooperativa. Aborda-se esse processo no ambiente das redes sociais virtuais. O objetivo de estudo foi às estratégias utilizadas pela Companhia Energética do Maranhão CEMAR na construção de relacionamento com seus clientes nas redes sociais virtuais. A companhia utiliza as diferentes redes para se relacionar com seus clientes: Facebook, Twitter e YouTube. Foi definido como objeto geral analisar as contribuições das redes sociais virtuais na melhoria do relacionamento com os clientes da CEMAR. Os objetivos específicos do trabalho foram levantar referencial teórico sobre as redes sociais e relacionamento com os clientes, discutir a importância do marketing de relacionamento e suas ferramentas, apontar o surgimento e a importância das redes sociais virtuais para a comunicação das organizações, descrever de que forma as redes sociais virtuais são ferramentas para o relacionamento com o cliente e realizar um estudo de caso sobre as ações realizadas pela Companhia Energética do Maranhão – CEMAR nas redes sociais virtuais. Para isso foi utilizado como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que embora a CEMAR utilize de várias redes sociais bem estruturadas para falar com seus clientes, não foi utilizada na sua totalidade, pois foi observado que algumas perguntas e comentários não tiveram nenhuma resposta por parte da empresa, o que é uma questão central para a construção de um relacionamento nas redes sociais.
Resumo: This course conclusion work has as its theme the importance of virtual social networks in the relationship with customers. To this end, we conducted a study of the historical evolution of the Internet. After, we study the virtual social networks its fundamentals, elements and perspectives. Also the digital marketing is founded and presented the relationship of internet marketing and strategies currently used to bring brands to customers in virtual social networks. To understand this process, explained the disclosure process, information sharing and interaction typical of a cooperative construction. Approaches to this process in the environment of virtual social networks. The aim of study was to the strategies used by the Energy Company of Maranhão CEMAR in building relationship with your customers on virtual social networks. The company uses different networks to relate to your customers: Facebook, Twitter and YouTube. It was defined as a general object analyze the contributions of virtual social networks in improving the relationship with customers CEMAR. The specific objectives were to raise the theoretical framework of social networks and customer relationships, discuss the importance of relationship marketing and its tools, point the emergence and importance of virtual social networks for communication of organizations, describe how virtual social networks are tools for customer relationship and conduct a case study on the actions taken by the Energy Company of Maranhão - CEMAR in virtual social networks. For this methodology was used as the precepts of the case study, using different sources for data collection: documents, direct observation and participant observation. The main conclusion reached was that while CEMAR use of various social networks and structured to talk to their customers, was not used in its entirety because it was observed that some questions and comments had no response from the company, which it is a key issue for building a relationship in social networks.
Palavras-chave: Marketing digital
Marketing de relacionamento
Redes sociais vituais - Marketing
Estudo de caso
Digital marketing
Relationship marketing
Social networks virtual - Marketing
Case study
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

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