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dc.creatorMaciel, Denise da Silva-
dc.date.accessioned2024-05-21T13:04:46Z-
dc.date.available2024-05-21-
dc.date.available2024-05-21T13:04:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMACIEL, Denise da Silva. Desenvolvimento de competências: percepção de jovens do Programa Jovem Aprendiz. 2016. 66 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2609pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2609-
dc.description.abstractThe Young Apprentice Program is governed by Law 10.097 of December 20th, 2000, which describes the principles since the process from hiring the individual until the termination of the learning contract. Decree 5.598 / 2005 increases this law, increasing the age limit of the young person hired for 24 years. The competences are developed through theoretical and practical activities in the organization and influence the formal and informal professional development of each participant. The research decided to identify the skills developed by adolescents participating in the Young Apprentice Program of the Environmental Sanitation Company of Maranhão (CAEMA). The methodology consisted of a bibliographical, case and field research, exploratory and descriptive, with the application of questionnaires, in order to verify the development of young people's skills and interview with the program manager. The results obtained by the research are presented through descriptive statistics and discourse analysis. The conclusion of the research showed that young people can understand the concept of competence and have achieved the development more than others. As for the interview, the manager believes that the skills that were developed by young people are essential for the construction of a good professional in the labor and that the program contributes directly to the organization, as it seeks to hire young people who belong to repressed social demands. The research also revealed that formal and informal learning actions contribute to the professional development of young people, either through theoretical courses or through the exchange of knowledge between young people and their managers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrograma Jovem Aprendizpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectCompetencept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectYoung Apprentice Programpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências: percepção de jovens do Programa Jovem Aprendizpt_BR
dc.title.alternativeSkills development: young people’s perception of the Program Young apprenticept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Rômulo Travassos da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. R. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861708814846551pt_BR
dc.contributor.referee1Correa, Luiz Álvaro-
dc.contributor.referee3Sousa, Rommel Moreira-
dc.description.resumoO Programa Jovem Aprendiz é regido pela Lei 10.097 de 20 de dezembro de 2000, que descreve os princípios que regem o processo desde a contratação do indivíduo até a extinção do contrato de aprendizagem. O Decreto 5.598/2005 atualiza essa lei, aumentando o limite de idade do jovem contratado para 24 anos. As competências são desenvolvidas por meio das atividades teóricas e práticas na organização e influenciam no desenvolvimento profissional formal e informal de cada participante. A pesquisa buscou identificar as competências desenvolvidas pelos adolescentes que participam do Programa Jovem Aprendiz da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA). A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, de caso e em campo, exploratória e descritiva, com a aplicação de questionários, a fim de verificar o desenvolvimento de competências dos jovens e entrevista com o gestor do Programa. Os resultados obtidos pela pesquisa são apresentados por meio da estatística descritiva e análise do discurso. A conclusão da pesquisa mostrou que os jovens conseguem entender o conceito de competência e alcançaram o desenvolvimento de algumas dessas mais que outras. Quanto à entrevista, o gestor acredita que as competências que foram desenvolvidas pelos jovens são essenciais para a construção de um bom profissional no mercado de trabalho e que o programa contribui diretamente para a organização, pois busca a contratação de jovens que pertencem a demandas sociais reprimidas. A pesquisa revelou, ainda, que as ações de aprendizagem formal e informal contribuem para o desenvolvimento profissional do jovem, seja por meio de cursos teóricos ou pela troca de conhecimentos entre os jovens e seus gestores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de Recursos Humanospt_BR
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