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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Matos, Ismael Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T20:02:05Z | - |
dc.date.available | 2024-05-16 | - |
dc.date.available | 2024-05-16T20:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Ismael Gomes. A importância da educação ambiental desenvolvida pelo Batalhão de Polícia Ambiental da PMMA para formação dos alunos da Brigada Voluntária Ambiental (BVA) no polo Coroadinho em São Luís (MA). 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Formação de Oficiais - PMMA) - Centro de Ciências Sociais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Brasil, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2590 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2590 | - |
dc.description.abstract | In the midst of a scenario of environmental degradation and depletion of natural resources, whose discussions converge on measures that could be adopted to slow the destruction of the planet. In this context, Environmental Education (EA) emerges as a tool for raising awareness and social awareness, with a view to maintaining and preserving environmental resources. The present work aims to analyze how the EE developed by the Battalion of Environmental Police, in the project Voluntary Environmental Brigade, contributes to the social and critical formation of children and adolescents of the Coroadinho pole community in São Luís (MA). The research was structured based on a predominantly qualitative approach, as it is an exploratory and field investigation, considering that the approach with the group participating in the research was essential for familiarization with the study environment. It is pointed out that to support the arguments and to base the production of the work, it was used the technique of documentary and bibliographic research. It is noteworthy that, for the analysis and achievement of the proposed objectives, questionnaires and semistructured interviews were applied, the results of which demonstrated that there is remarkable effectiveness of the project in the process of critical training of the students served. It is evident that the results showed a yield of more than 70% in the questions that demanded a critical perception from the brigadiers in relation to the main environmental problems of the community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coroadinho | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Degradação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Recursos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Projeto Formação Crítico-Social | pt_BR |
dc.subject | Polícia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conscientização social | pt_BR |
dc.subject | Brigada voluntária ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Ambiental degradation | pt_BR |
dc.subject | Environmental resources | pt_BR |
dc.subject | Critical-Social Training Project | pt_BR |
dc.subject | Environmental police | pt_BR |
dc.subject | Social awareness | pt_BR |
dc.subject | Environmental volunteer brigade | pt_BR |
dc.title | A importância da educação ambiental desenvolvida pelo Batalhão de Polícia Ambiental da PMMA para formação dos alunos da Brigada Voluntária Ambiental (BVA) no polo Coroadinho em São Luís (MA) | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of environmental education developed by the Police Battalion PMMA Environment for training students of the Environmental Voluntary Brigade (BVA) at the Coroadinho hub in São Luís (MA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morgado, Rivaldo Guimarães Ferreira | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Daniel Holanda dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3026898202744346 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Novaes, Irlane Regina Moraes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5729082046070240 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em meio a um cenário de degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais, cujas discussões convergem em medidas que poderiam ser adotadas no sentido de desacelerar a destruição do planeta. Nesse contexto a Educação Ambiental (EA) emerge como uma ferramenta de sensibilização e conscientização social, com vistas a manutenção e preservação dos recursos ambientais. O presente trabalho objetiva analisar as contribuições da EA desenvolvida pelo Batalhão de Polícia Ambiental, no projeto Brigada Voluntária Ambiental para formação crítico-social das crianças e adolescentes da comunidade do polo Coroadinho em São Luís (MA). A pesquisa foi estruturada com base em uma abordagem preponderantemente qualitativa, pois tratase de uma investigação exploratória e de campo, tendo em vista que a aproximação com o grupo participante da pesquisa foi indispensável para a familiarização com o ambiente de estudo. Pontua-se que para sustentar os argumentos e fundamentar a produção do trabalho, utilizou-se da técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Destaca-se que, para a análise e alcance dos objetivos propostos, procedeu-se à aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, cujos resultados demonstraram que há notável efetividade do projeto no processo de formação crítica dos alunos atendidos. Evidencia-se que, os resultados apontaram um rendimento superior a 70% nos questionamentos que demandavam uma percepção crítica dos brigadistas em relação as principais problemáticas ambientais da comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA – ISMAEL MATOS- CFO PM CCSA UEMA 2020_1.pdf | PDF - A | 8.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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