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dc.creatorSilva, Carlos Eduardo Collares da-
dc.date.accessioned2024-05-14T18:10:54Z-
dc.date.available2024-05-14-
dc.date.available2024-05-14T18:10:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Eduardo Collares da. A banalidade do mal em Hannah Arendt: uma análise sobre a violência cometida por policiais militares brasileiros. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Formação de Oficiais - PMMA) - Centro de Ciências Sociais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2568pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2568-
dc.description.abstractThis monograph presents a brief analysis of Hannah Arendt's concept of banality of evil and its relation to the phenomenon of violence committed by Brazilian Military Police. Based on the question, "Why do some military police, who are considered good professionals, commit violent acts?". So, the main objective of the research is to understand the phenomenon of violence committed by state agents, focusing on brazilian military police. Thus, at first, it was identify the concept of evil transformation from Hannah Arendt. Also, it is analyzed how the banality of evil is presented as a phenomenon during the German totalitarian experience of World War II. And, finally, to analyze how this theory applies to contemporary brazilian reality, outside the context of totalitarianism, in a democratic regime of law. Applying it on the phenomenon of violence committed by military police. Therefore, bibliographic sources were used to try to answer this question. Thus, it was realized the greatness of the theme, in addition to all the factors related to the phenomenon of violence, there is a need to increasingly use knowlegde about human rights in the military police training, and encourage critical thinking and empathy in professional education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanalidade do malpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectPolícia Militarpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectTotalitarismopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectBanality of evilpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectSecond World Warpt_BR
dc.subjectMilitary policept_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectTotalitarianismpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.titleA banalidade do mal em Hannah Arendt: uma análise sobre a violência cometida por policiais militares brasileirospt_BR
dc.title.alternativeThe banality of evil in Hannah Arendt: an analysis of violence committed by brazilian military policept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, Sebastião Albuquerque Uchôa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796967428698282pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma breve análise sobre o conceito de banalidade do mal de Hannah Arendt e sua relação com o fenômeno da violência cometida por policiais militares brasileiros. Partindo do questionamento, “Por que alguns policiais militares que são considerados bons profissionais cometem atos violentos?”. Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender o fenômeno da violência cometida por agentes estatais, com foco nos policiais militares brasileiros. Desta forma, empreendeu-se primeiramente identificar a transformação da conceituação de maldade a partir de Hannah Arendt. Buscou-se também analisar de que forma a banalidade do mal se apresentou como fenômeno durante a experiência totalitária alemã da Segunda Guerra Mundial. E, por último, analisar de que forma essa teoria se aplica a realidade contemporânea brasileira, fora do contexto de totalitarismo, num regime democrático de direito. Aplicando-a sobre o fenômeno da violência cometida por policiais militares. Portanto, fontes bibliográficas foram utilizadas para tentar responder essa pergunta. De forma que, percebeu-se a grandiosidade do tema e todos os fatores relacionados ao fenômeno da violência e que faz-se necessário empregar cada vez mais noções de direitos humanos na formação dos policiais militares e fomentar o pensamento crítico e a empatia na educação profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias 

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