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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mendes, José Ribamar Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-08T13:27:17Z | - |
dc.date.available | 2024-05-08 | - |
dc.date.available | 2024-05-08T13:27:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, José Ribamar Ferreira. Ecopedagogia na Escola Municipal João Alves Pinheiro - São Bento/MA. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso Curso - Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) - Campus São Bento, Universidade Estadual do Maranhão - São Bento - MA - Brasil,2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2541 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2541 | - |
dc.description.abstract | This article presents an investigation into Ecopedagogy at Escola Municipal João Alves Pinheiro in the development of sustainable pedagogical practices such as the preservation and conservation of the environment. Therefore, the methodology of this study is based on research of a qualitative, exploratory and descriptive nature, divided into two parts: in the first, we carried out bibliographical research, which we sought to substantiate through books, articles, dissertations and monographs to discuss the subject and, in the second, the field research, which took place with the application of questionnaires. As a theoretical reference for this research, we dialogued with authors such as Freire (1996), Gadotti (2000) and Gutiérrez (2013). In this way, it is understood that it is essential that we learn in childhood the importance of the environment and its preservation, since school can be a fundamental space to deal with relevant issues such as: sustainability. As a result, students were more aware and involved in the preservation and conservation of the environment in the implementation of the project carried out, which could be identified throughout the data presented in the case study of this work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ecopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Preservação do meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Conservação do meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Ecopedagogy | pt_BR |
dc.subject | Preservation | pt_BR |
dc.subject | Conservation | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal João Alves Pinheiro - São Bento - MA | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | São Bento - MA - educação ambiental | pt_BR |
dc.title | A Ecopedagogia na Escola Municipal João Alves Pinheiro - São Bento/MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Ecopedagogy at the João Alves Pinheiro Municipal School - São Bento/MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | MENDES, J. R. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5857953591768284 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Daciléia Lima | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIRA, D. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8002255985472333 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Feitosa, Yuri Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Melo, Sánara Adrielle França | - |
dc.description.resumo | O presente artigo traz uma investigação sobre a Ecopedagogia na Escola Municipal João Alves Pinheiro no desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentáveis como a preservação e a conservação do meio ambiente. Sendo assim, a metodologia deste estudo baseia-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividida em duas partes: na primeira, fizemos a pesquisa bibliográfica, a qual buscou-se fundamentar por meio de livros, artigos, dissertações e monografias que discorressem sobre o assunto e, na segunda, a pesquisa de campo, que ocorreu com a aplicação de questionários. Como referencial teórico dessa pesquisa, dialogamos com autores como Freire (1996), Gadotti (2000) e Gutiérrez (2013). Dessa forma, entende-se que é essencial aprendermos na infância a importância do meio ambiente e a preservação do mesmo, visto que, a escola pode ser um espaço fundamental para tratar de questões relevantes como: a sustentabilidade. Como resultado, obteve-se alunos mais conscientes e envolvidos com a preservação e conservação do meio ambiente na aplicação do projeto realizado, os quais puderam ser identificados ao longo dos dados apresentados no estudo de caso deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Bento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Campus São Bento - UEMA - Artigos |
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