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dc.creatorMendes, José Ribamar Ferreira-
dc.date.accessioned2024-05-08T13:27:17Z-
dc.date.available2024-05-08-
dc.date.available2024-05-08T13:27:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMENDES, José Ribamar Ferreira. Ecopedagogia na Escola Municipal João Alves Pinheiro - São Bento/MA. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso Curso - Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) - Campus São Bento, Universidade Estadual do Maranhão - São Bento - MA - Brasil,2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2541pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2541-
dc.description.abstractThis article presents an investigation into Ecopedagogy at Escola Municipal João Alves Pinheiro in the development of sustainable pedagogical practices such as the preservation and conservation of the environment. Therefore, the methodology of this study is based on research of a qualitative, exploratory and descriptive nature, divided into two parts: in the first, we carried out bibliographical research, which we sought to substantiate through books, articles, dissertations and monographs to discuss the subject and, in the second, the field research, which took place with the application of questionnaires. As a theoretical reference for this research, we dialogued with authors such as Freire (1996), Gadotti (2000) and Gutiérrez (2013). In this way, it is understood that it is essential that we learn in childhood the importance of the environment and its preservation, since school can be a fundamental space to deal with relevant issues such as: sustainability. As a result, students were more aware and involved in the preservation and conservation of the environment in the implementation of the project carried out, which could be identified throughout the data presented in the case study of this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.subjectPreservação do meio ambientept_BR
dc.subjectConservação do meio ambientept_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEcopedagogypt_BR
dc.subjectPreservationpt_BR
dc.subjectConservationpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectEscola Municipal João Alves Pinheiro - São Bento - MApt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSão Bento - MA - educação ambientalpt_BR
dc.titleA Ecopedagogia na Escola Municipal João Alves Pinheiro - São Bento/MApt_BR
dc.title.alternativeEcopedagogy at the João Alves Pinheiro Municipal School - São Bento/MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMENDES, J. R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5857953591768284pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Daciléia Limapt_BR
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8002255985472333pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Yuri Oliveira-
dc.contributor.referee2Melo, Sánara Adrielle França-
dc.description.resumoO presente artigo traz uma investigação sobre a Ecopedagogia na Escola Municipal João Alves Pinheiro no desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentáveis como a preservação e a conservação do meio ambiente. Sendo assim, a metodologia deste estudo baseia-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividida em duas partes: na primeira, fizemos a pesquisa bibliográfica, a qual buscou-se fundamentar por meio de livros, artigos, dissertações e monografias que discorressem sobre o assunto e, na segunda, a pesquisa de campo, que ocorreu com a aplicação de questionários. Como referencial teórico dessa pesquisa, dialogamos com autores como Freire (1996), Gadotti (2000) e Gutiérrez (2013). Dessa forma, entende-se que é essencial aprendermos na infância a importância do meio ambiente e a preservação do mesmo, visto que, a escola pode ser um espaço fundamental para tratar de questões relevantes como: a sustentabilidade. Como resultado, obteve-se alunos mais conscientes e envolvidos com a preservação e conservação do meio ambiente na aplicação do projeto realizado, os quais puderam ser identificados ao longo dos dados apresentados no estudo de caso deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Bentopt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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