Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/252
Título: Melhorias no ambiente edáfico e na cultura do milho promovidas pelo uso de gesso, cobertura com palha de leguminosas arbóreas e fertilizantes minerais
Autor(es): Sousa, Carlos Cesár Martins de
Data do documento: 2012-07-28
Editor: UEMA
Resumo: No estado do Maranhão a maior parte da produção de culturas alimentares é realizada por meio da agricultura itinerante, no sistema de corte e queima, em solos predominantemente de baixa fertilidade natural e suscetíveis à coesão. Este trabalho teve como principal objetivo estudar os efeitos do gesso em combinação com leguminosas arbóreas e fertilizantes minerais nos atributos do solo e na cultura do milho. O delineamento experimental empregado foi em blocos ao acaso com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram: Gesso (12 t ha-1 ) + Leguminosas + Uréia + KCl; Gesso (6 t ha-1 ) + Leguminosas + Uréia + KCl; Gesso (6 t ha-1 ) + Leguminosas; Gesso (6 t ha-1 ) + Uréia + KCl; Leguminosas; e Controle. A produção de matéria seca do milho foi quantificada na floração e maturação, e os teores de N nas plantas e nos grãos foram determinados. No período da floração do milho foram coletadas amostras de raízes nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20- 30 cm e determinada a densidade de comprimento radicular do milho. Na floração foi determinado o índice de área foliar (IAF). Na maturação foram avaliados a produtividade de grãos, o nº de espigas/planta, o peso e a frequência de peso de 100 grãos. Ao final do experimento foram realizadas análises de solo nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-15 e 15-20 cm, tendo-se determinado o pH e os teores de matéria orgânica, de P disponível e de Ca, Mg e K trocáveis. Os resultados do IAF, matéria seca na floração e maturação, peso de 100 grãos, número de espigas/planta e produtividade de grãos não diferiram estatisticamente entre os tratamentos com gesso e Leguminosas, mas diferiram do tratamento controle. Sugeriu-se que somente o uso de gesso não foi suficiente para promover alterações que refletissem em respostas nos parâmetros avaliados na cultura do milho. Os valores da densidade de comprimento radicular não diferiram entre tratamentos nas profundidades de 10-20 e 20-30 cm. Os teores de N foram maiores nos tratamentos com leguminosas e uréia e nessa combinação houve maior nitrogênio remobilizado (NR) e eficiência de nitrogênio remobilizado (ENR). O gesso aumentou a soma de bases e a percolação do Ca e Mg ao longo do perfil do solo. A cobertura com leguminosas arbóreas proporcionou mais efeito sobre os parâmetros avaliados nas plantas de milho do que o gesso. O uso de leguminosas arbóreas combinado com adubos minerais constitui-se uma alternativa viável para a agricultura familiar praticada no estado do Maranhão.
Palavras-chave: Coesão
Lixiviação
Remobilização
Eficiência do Uso de Nutrientes
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS CÉSAR MARTINS DE SOUSA.pdf802.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.