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Título: A contribuição do gestor escolar para a redução das desigualdades educacionais a partir da educação infantil / Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova
Título(s) alternativo(s): The contribution of the school manager to reducing educational inequalities from early childhood education / Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova
Autor(es): Vila Nova, Mary Luiza Silva Carvalho
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Carvalho, Maria Goretti Cavalcante de
Membro da Banca: Melo, José Carlos de
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente dissertação versa sobre o trabalho desenvolvido por gestoras de instituições de Educação Infantil da rede pública municipal de São Luís, Maranhão, a partir da análise da atuação das mesmas, com vistas à implementação dos marcos teóricos e legais para esta etapa. Parte do pressuposto de que o gestor escolar desempenha um papel de liderança extremamente relevante junto à escola nessa implementação e, por conseguinte, para a garantia da qualidade da Educação Infantil, o que pode repercutir na redução de desigualdades educacionais nas etapas posteriores de escolarização. Para tanto, segue a linha teórica do materialismo dialético, visando ressaltar a importância da prática social para a transformação da realidade, tal qual aponta Kosik (2002). Nesse sentido, apresenta como produto da pesquisa um e-book, destinado à gestores de instituições de educação infantil, com o intuíto de contribuir para a qualidade dos processos educativos junto às crianças de zero a cinco anos de idade. Discorre sobre as concepções de Infância e Criança enquanto categorias centrais nesta etapa da educação básica, fundamentando-se em Hewyood (2004), Ariès (2006), Oliveira (2011), Sarmento (2013), dentre outros. Explicita os marcos legais da Educação Infantil e a percepção de Kuhlmann Jr. (2001), Kramer (2006), Campos e Rosemberg (2009), Abuchaim (2018) sobre esse amparo legal. Traz em seu bojo discussões sobre a importância da qualidade da educação Infantil para a redução das desigualdades educacionais a partir das contribuições de Coleman (1966), Crahay (2002, 2013), Campos (2011, 2013, 2020) Heckman (2006, 2012), Campos et al. (2011), bem como apresenta um breve histórico da gestão da educação a partir de autores como Sander (2007), Souza (2009), Lück (2015) e aborda as dimensões da gestão escolar à luz das contribuições de Lück (2009, 2013, 2014), Paro (2011), Libâneo, Oliveira e Toshi (2012), Libâneo (2015) e Souza (2021). O percurso teórico-metodológico desta investigação está ancorado em uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Os dados coletados através de um questionário elaborado na ferramenta executiva Google Forms e através de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas gestoras, foram analisados e categorizados de modo a permitir uma melhor visualização dos resultados. A investigação evidenciou que o(a) gestor(a) pode contribuir para assegurar o direito das crianças a uma educação de qualidade com certas limitações impostas pelos desafios enfrentados frente às falhas do poder público.
Resumo: This dissertation deals with work developed by managers of Early Childhood Education institutions of the municipal public network of São Luís, Maranhão, from the analysis of their performance, with a view to implementing the theoretical and legal frameworks for this stage. Assuming that the school manager plays an extremely relevant leadership role with the school in this implementation and, consequently, for ensuring the quality of Early Childhood Education, which can have an impact on reducing educational inequalities in the later stages of schooling. To this end, it follows the theoretical line based on dialectical materialism in order to highlight the importance of social practice for the transformation of reality, as Kosik (2002) points out. In this sense, it presents as a product of the research an e-book, aimed at managers of early childhood education institutions in order to contribute to the quality of educational processes with children from zero to five years of age. It discusses the conceptions of Childhood and Child as central categories in this stage of basic education based on authors among which stands out Hewyood (2004), Ariès (2006), Oliveira (2011) and Sarmento (2005, 2013). It explains the legal frameworks of Early Childhood Education and the perception of theorists about this legal support, highlighting the following authors: Kuhlmann Jr. (2001), Kramer (2006), Campos and Rosemberg (2009), Abuchaim (2018). It brings in its bulge discussions on the importance of the quality of early childhood education for the reduction of educational inequalities from the contributions of Coleman (1966), Crahay (2002, 2013), Campos (2011, 2013, 2020) Heckman (2006, 2012), Campos et al. (2011) as well as presents a brief history of education management from authors such as Sander (2007), Souza (2009), Lück (2015) and addresses the dimensions of school management in the light of Lück's contributions (2009, 2013, 2014), Paro (2011), Libâneo, Oliveira and Toshi (2012), Libâneo (2015) and Souza (2021). The theoretical-methodological course of this investigation is anchored in a qualitative approach, of descriptive nature. The data collected through a questionnaire elaborated through the Google Forms executive tool and through semi-structured interviews conducted with two managers were analyzed and categorized in order to allow a better visualization of the results. The research showed that the manager can contribute to ensure the right of children to a quality education with certain limitations imposed by the challenges faced in the face of the failures of the public authorities.
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação Infantil
Desigualdades Educacionais
Legislação Educacional
Liderança em Gestão Escolar
School management
Early Childhood Education
Inequalities Educational
Educational Legislation
Management Leadership School
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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