Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Myllena Mendes dos-
dc.date.accessioned2024-03-13T18:14:41Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2024-03-13T18:14:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSantos, Myllena Mendes dos. Ensino de literatura mediado por tecnologias: uma proposta de prática pedagógica envolvendo a obra “O auto da compadecida”. 2023, Trabalho de conclussão de curso (Graduação em Letras Licenciatura Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Universidade Estadual do Maranhão, 2023. 54 f. Orientador: Prof. Me. Raimundo José Rodrigues de Moura.pt_BR
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/2459-
dc.description.abstractThis study focused on "Teaching Literature Mediated by Technologies: a proposal for pedagogical practice involving the work 'O Auto da Compadecida'". Motivated by the need for approaches that actively involve students in literature classes, the research recognized the obsolescence of traditional pedagogical practices and the growing relevance of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the educational environment. Using theoretical foundations from authors such as Afrânio Coutinho, Antônio Cândido, Carlos Libâneo, Fernando Pimentel, Regina Zilberman and Pierre Lévy, the study addressed concepts about literature, digital technologies and gamification. The methodology incorporated bibliographical research, field research and a qualitative approach, implementing activities analyzed based on theoretical assumptions. Carried out at the Professor Galeno Edgar Brandes municipal school, in Barra do Corda–MA, with students in the 8th year of elementary school, the research revealed that the majority of students have access to TDICs. The importance of acquiring knowledge about Brazilian literature and national authors was highlighted, emphasizing the need for teachers to integrate these technologies into teaching. Gamification has shown effectiveness in training readers, encouraging participation in reading and promoting skills, competencies, cooperation and collaboration. The study, by exploring a topic that is rarely covered, is seen as a potential source of future research, and could serve as a basis for similar investigations or the development of new hypotheses in the same line of research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectAuto da Compadecidapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleEnsino de literatura mediado por tecnologias: uma proposta de prática pedagógica envolvendo a obra “O auto da compadecida”pt_BR
dc.title.alternativeTeaching literature mediated by technology: a proposal for pedagogical practice involving the work “O auto da compadecida”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205313062764836pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Raimundo José Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270230417784345pt_BR
dc.description.resumoEste estudo concentrou-se no "Ensino de Literatura Mediado por Tecnologias: uma proposta de prática pedagógica envolvendo a obra 'O Auto da Compadecida'". Motivado pela necessidade de abordagens que envolvam os alunos de forma ativa nas aulas de literatura, a pesquisa reconheceu a obsolescência das práticas pedagógicas tradicionais e a crescente relevância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente educacional. Utilizando fundamentos teóricos de autores como Afrânio Coutinho, Antônio Cândido, Carlos Libâneo, Fernando Pimentel, Regina Zilberman e Pierre Lévy, o estudo abordou conceitos sobre literatura, tecnologias digitais e gamificação. A metodologia incorporou pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e abordagem qualitativa, implementando atividades analisadas com base nos pressupostos teóricos. Realizada na escola municipal Professor Galeno Edgar Brandes, em Barra do Corda–MA, com alunos do 8º ano do ensino fundamental, a pesquisa revelou que a maioria dos alunos tem acesso às TDICs. Destacou-se a importância de adquirirem conhecimentos sobre literatura brasileira e autores nacionais, enfatizando a necessidade de os professores integrarem essas tecnologias no ensino. A gamificação mostrou eficácia na formação de leitores, incentivando a participação na leitura e promovendo habilidades, competências, cooperação e colaboração. O estudo, ao explorar uma temática pouco abordada, é visto como uma potencial fonte de pesquisa futura, podendo servir como base para investigações similares ou o desenvolvimento de novas hipóteses na mesma linha de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Barra do Cordapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Campus Barra do Corda UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MYLLENA MENDES_1 PDF-A.pdf685.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.