Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/243
Título: Histomorfometria testicular e níveis séricos de testosterona  de  jurarás (kinosternon scorpioides,  Linnaeus,  1766)  criados em cativeiro 
Autor(es): Oliveira,  Sâmia Clara Rodrigues de
Data do documento: 2009-07-10
Editor: UEMA
Resumo: O jurará (Kinosternon scorpioides) é um quelônio encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil, medindo aproximadamente 15cm de comprimento, de grande importância econômica, pois é utilizado como fonte protéica para populações ribeirinhas no Estado do Maranhão e ainda com sua reprodução pouco conhecida. Desta forma, este estudo objetivou avaliar as características histológicas e morfométricas do testículo, e os níveis de testosterona de jurarás sexualmente maduros criados em cativeiro. Foram utilizados nove animais adultos, onde três destes tiveram seus testículos fixados em formaldeído a 10% e incluídos em paraplast e os seis restantes tiveram seus testículos fixados em glutaraldeído a 4% e incluídos em metacrilato. Os cortes de 3mm foram corados em hematoxilina eosina e azul de toluidina-borato de sódio a 1%, e analisados para microscopia de luz. Amostras de sangue dos seis animais foram, ainda, colhidas para dosagem de testosterona pelo método de radioimunoensaio em fase sólida (RIA). Os resultados evidenciaram que os testículos de jurará apresentavam-se envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea, enviando septos para o parênquima testicular envolvendo os túbulos seminíferos. Estes apresentavam espermatogênese ativa com presença de células germinativas no epitélio seminífero em todas as fases de desenvolvimento e espermatozóides liberados no lúmen tubular. As análises morfométricas demonstraram que os animais apresentavam peso corporal, testicular e índice gonadossomático de 330,58g, 792,5mg e 0,48% respectivamente, com 59,8 milhões de células de Leydig encontradas, ocupando 5,91% do parênquima testicular e com volume individual de 43,22µl. A média dos níveis de testosterona observada foi de 9,76pg/ml. Assim, os resultados permitiram afirmar que os jurarás encontravam-se sexualmente maduros e com espermatogênese ativa, no período pesquisado, o que foi comprovado pela presença das células germinativas em diferentes fases de desenvolvimento, com espermiação no lúmen tubular, pela caracterização morfométrica do testículo e ainda com níveis hormonais considerados baixos quando comparados aos de outros quelônios, demonstrando que, para esta espécie, os dados são inéditos.
Palavras-chave: Testículo
Histomorfometria
Reprodução
Jurará
Kinosternon  scorpioides.
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sâmia Clara Rodrigues de Oliveira .pdf4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.