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dc.creatorQueiroz, Giselma Tavares-
dc.date.accessioned2024-02-27T15:10:09Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-27T15:10:09Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationQueiroz, Giselma Tavares.Musicalização na educação infantil e suas contribuições através do brincar: uma revisão sistemática.2021.44 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Núcleo de Tecnologia para Educação, UEMA, Carolina,2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2414-
dc.description.abstractThis study is a critical and reflective analysis on the use of musicalization in early childhood education and its contributions through playing, considering music as an artistic and cultural production. It is understood that music is a language that allows children to express themselves and communicate in different ways: gesturing, singing or playing with the sound of objects and animals. The general objective of the research was to present the demands found in Scientific Journals in the database of SCIELO, LILACS and Academic Google, between the years 2012 to 2020, which deal with music as a didactic resource and its contributions to children's learning. However, the study was outlined by the following It had as theoretical basis the bibliographical research in official documents and authors that address the subject in question, such as Bueno (2012), Brito (2003), Morais (2003), among others in the literature. The research approach used was qualitative, as it sought to analyze how teachers use music as a teaching resource in the pedagogical practice of young children. Therefore, in order to achieve the objective proposed in the work, a literature review in Scientific Journals published in the years 2012 to 2020 that address the subject in question was used. Thus, it was possible to diagnose that musicalization in the context of Early Childhood Education, when used as a didactic tool, requires from the professional teacher an adequate training that meets the needs of children through more motivating and pleasurable classes, with the application of systematic activities that sharpen the child their upbringing, perception, and their skills and abilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectFerramenta didáticapt_BR
dc.subjectDidactic toolpt_BR
dc.subjectMusicalizationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTo playpt_BR
dc.titleMusicalização na educação infantil e suas contribuições através do brincar: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeMusicalization in early childhood education and its contributions through play: a systematic reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739685824420598pt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, D'layne Giordana Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698514617868567pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Francinete Braga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2813231686798725pt_BR
dc.contributor.referee2Dourado, Larissa Maria Vitor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8008906965573260pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma análise crítica e reflexiva sobre o uso da musicalização na Educação Infantil e suas contribuições através do brincar, considerando a música como produção artística e cultural. Entende-se que a música é uma linguagem que permite a criança expressar-se e comunicar-se de diferentes formas: gesticulando, cantando ou brincando com a sonoridade de objetos e animais. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar as demandas encontradas nas Revistas Científicas na base de dados da SCIELO, LILACS e o Google Acadêmico, entre os anos de 2012 a 2020, que versam sobre a música como recurso didático e suas contribuições na aprendizagem das crianças. Contudo, o estudo foi delineado pelos seguintes Teve-se como embasamento teórico a pesquisa bibliográfica em documentos oficiais e autores que abordam o assunto em questão, como Bueno (2012), Brito (2003), Morais (2003), dentre outros na literatura. A abordagem de pesquisa utilizada foi à qualitativa, pois se buscou analisar de que forma os professores utilizam a música como recurso didático na prática pedagógica das crianças pequenas. Para tanto, com intuito de alcançar o objetivo proposto no trabalho utilizou-se uma revisão de literatura em Revistas Científicas publicadas nos anos de 2012 a 2020 que abordam sobre o assunto em questão. Sendo assim, foi possível diagnosticar que a musicalização no contexto da Educação Infantil, quando usada como ferramenta didática exige do profissional professor uma formação adequada que atenda os anseios das crianças por meio de aulas mais motivantes e prazerosas, com aplicação de atividades sistemáticas que aguce na criança sua criação, percepção e suas competências e habilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia- UEMANET - Monografias

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