Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Paulo Loreço Cruz de-
dc.date.accessioned2024-02-27T12:33:15Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-27T12:33:15Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationAlmeida, Paulo Loreço Cruz de.Contribuições do desenho geométrico no ensino de geometria plana no ensino médio: uma proposta utilizando o GeoGebra como ferramenta pedagógica.2023.98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2413-
dc.description.abstractGeometric construction practices complement artifacts that underpin and consolidate geometric knowledge. However, there are signs of a lack of prestige in the trajectory of the discipline in national curricula, which has led to a gap in the performance of basic education students in relation to geometry. Currently, with technological advances, the use of software in pedagogical practices is increasingly present, and the development of dynamic geometry software makes its application in geometry classes relevant. Thus, this study was developed with the aim of analyzing the contributions of geometric drawing to the learning of plane geometry in high school. Therefore, a didactic sequence was proposed for the study of geometric constructions in which the GeoGebra software was used as a pedagogical tool, applying activities and questionnaires that promoted reflections and pointed out contributions to the discipline of plane geometry. It was observed in the results that these construction practices, in fact, potentiate the study of geometry, effectively contributing to the development of students' logical reasoning, making them able to deduce, conjecture, and justify results with valid arguments, and understand flat figures as abstract objectspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho geométricopt_BR
dc.subjectConstrução geométricapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectGeometric drawpt_BR
dc.subjectGeometric constructionpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleContribuições do desenho geométrico no ensino de geometria plana no ensino médio: uma proposta utilizando o GeoGebra como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeContributions of geometric design in teaching flat geometry in teaching medium: a proposal using GeoGebra as a pedagogical toolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134048481303573pt_BR
dc.contributor.advisor1Turibus, Sérgio Nôleto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297720388843439pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499pt_BR
dc.contributor.referee2Neres, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739pt_BR
dc.description.resumoPráticas de Construções Geométricas complementam artefatos que fundamentam e consolidam o conhecimento geométrico. Entretanto, há sinais de desprestígio na trajetória da disciplina nos currículos nacionais o que tem acarretado defasagem no desempenho dos alunos da Educação Básica em relação à Geometria. Atualmente, com os avanços tecnológicos, o uso dos softwares nas práticas pedagógicas está cada vez mais presente, e o desenvolvimento dos softwares de geometria dinâmica torna relevante sua aplicação em aulas de Geometria. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de analisar as contribuições do Desenho Geométrico na aprendizagem de Geometria Plana no Ensino Médio. Desse modo, propôs-se uma sequência didática para o estudo das construções geométricas, na qual se utilizou o software GeoGebra como ferramenta pedagógica, aplicando atividades e questionários com os quais promoveramse reflexões e apontaram-se contribuições para a disciplina de Geometria Plana. Observou-se nos resultados que essas práticas de construções, de fato, potencializam o estudo de Geometria, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, tornandoos capazes de deduzir, conjecturar e justificar resultados com argumentos válidos e compreender as figuras planas como objetos abstratos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpq1.00.00.00-3 Ciências Exatas e da Terrapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PAULO LOREÇO CRUZ DE ALMEIDA -1 - PDF - A.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.