Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2399
Título: | Cálculo diferencial e integral: uma abordagem no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Differential and integral calculus: An approach in high school |
Autor(es): | Jálio Araújo da, Silva |
Orientador: | Turibus, Sérgio Nolêto |
Data do documento: | 2019-05-10 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Com a sistematização dos ingressos dos estudantes nas universidades através do ENEM, muitas escolas procuram trabalhar o tempo gasto do discente na resolução de questões. E, porque não utilizar o cálculo? Os educadores, em geral, possuem di culdades em lidar com o cálculo, e suas diversas aplicações? Com isso, o Cálculo Diferencial e Integral, é uma ferramenta importantíssima para algumas resoluções de exercícios no âmbito da Matemática e Física. Este trabalho consiste na utilização do Cálculo Diferencial e Integral para mostrar aos alunos que é uma ferramenta otimizada em alguns casos e essencial para a vida como estudante seja ensino médio ou como universitário. Utilizamos o Instituto federal do Maranhão campus Santa Inês, como o centro da pesquisa, nele foi feita uma explanação da de nição de limites, derivadas e integrais com suas respectivas propriedades. Acreditamos ser possível propor melhorias sobre os benefícios da inserção do cálculo já no ensino médio. Espera-se que este trabalho estimule os educadores e educandos, sobre os desa os do ensino de forma mais signi cativa, e de novas abordagens no cotidiano das aulas. |
Resumo: | With the systematization of students' admission to universities through ENEM, many schools seek to work the student's time spent in solving questions. And, why not use the calculus? Do educators, in general, have di culties in dealing with calculus, and its various applications? With this, the Di erential and Integral Calculus, is a very important tool for some resolutions of exercises in the scope of Mathematics and Physics. This work consists in the use of Di erential and Integral Calculus to show to the students that it is an optimized tool in some cases and essential for the student's life as a high school or college student. We used the Federal Institute of Maranhão Santa Ines campus, as the center of the research, in which it was made an explanation of the de nition of limits, derived and integral with their respective properties. We believe it is possible to propose improvements on the bene ts of inserting the calculus already in high school. It is hoped that this work will stimulate educators and learners about the challenges of teaching in a more meaningful way, and new approaches in the "everyday"of classes. |
Palavras-chave: | Cálculo Diferencial e Integral Ensino Médio Differential and Integral Calculus High School |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_JALIO_ARAUJO_DA_SILVA_1 PDF-A.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.