Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2398
Título: | Metodologias Ativas: o uso de videoaula como ferramenta didática no ensino de matemática com alunos de escolas públicas |
Título(s) alternativo(s): | Active Methodologies: the use of video classes as a tool didactics in teaching mathematics to students of public schools |
Autor(es): | Moura Filho, José Haito de |
Orientador: | Winterhalder, Axel Peter |
Data do documento: | 2019-05-10 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo contribuir com a prática docente do professor de matemática no âmbito de sala de aula através da metodologia ativa: A Sala de Aula Invertida. Utilizando vídeo aula como instrumento pedagógico procuramos aplicar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na aprendizagem em matemática na Educação Básica. Buscamos analisar as políticas públicas de formação do professor para o uso das TICs; contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada com a prática docente e veri car de que modo o professor de matemática pode organizar uma prática docente com o uso do vídeo aula. Buscamos, ainda, responder a seguinte pergunta investigativa: quais as possibilidades do professor da Educação Básica utilizar o vídeo aula como instrumento didático na organização da prática pedagógica para o ensino de matemática? A investigação tem uma abordagem qualitativa com intervenção, com a utilização de metodologias ativas de cunho descritivo e interpretativo. |
Resumo: | This study aimed to contribute to the teaching practice of the mathematics teacher within the classroom through the active methodology: The inverted classroom. Using video lessons as pedagogical tool we seek to apply the use of the Information and Communication Technologies (ICTs) in mathematics learning in basic education. We seek to analyze public politics of the teachers education for the use of ICTs; Oppose the guidelines provided in the courses of continuing training with the teaching practice and verify the way in which the mathematics teacher can organize a teaching practice with the use of the video lesson. We also try to answer the following investigation question: What is the possibility of the basic Teaccher's education to use the video lessons as a teaching tool in the organization of pedagogical practice for teaching mathematics? The research has a qualitative approach with intervention, with the use of active methodologies of a descriptive and interpretative nature. |
Palavras-chave: | Metodologias Ativas Tecnologias da Informação e Comunicação Vídeo Aulas Ensino de Matemática Active methodology The Information and Communication Technologies Video lessons. Mathematics teaching |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_JOSE_HAITO__1 PDF-A.pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.