Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/239
Título: Efeito da adição de resíduos de um sistema de cultivo em aleias sobre os pools de fósforo e de matéria orgânica
Autor(es): Dadalto, Danúbia Lemes
Palavras-chave: Fracionamento sequencional
Leguminosas
Biomassa
Data do documento: 2013
Editor: UEMA
Resumo: Objetivou-se, com este estudo, avaliar o efeito da adição de resíduos de um sistema de cultivo em aleias sobre os pools de fósforo e de matéria orgânica do solo, além de investigar a dinâmica das frações de P no solo e discutir sua relação com a disponibilidade para as culturas. O estudo foi realizado na área experimental da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, em São Luís – MA, em um sistema de cultivo em aleias. As amostras de solo foram retiradas nas profundidades 0-10 cm e 10-20 cm nas parcelas dos tratamentos: Acácia + Gliricídia; Acácia + Leucena; Sombreiro + Gliricídia; Sombreiro + Leucena; Leucena + Gliricídia. Também foi incluído um tratamento sem resíduo (SR) e um tratamento controle (sem adubação e sem resíduo). Foram realizados os fracionamentos de P e de MO. A adição de resíduos de um sistema de cultivo em aleias alterou a dinâmica do fósforo e da matéria orgânica do solo, além de melhorar as propriedades químicas do solo. Contudo, a adição de resíduos não causou mudanças na fração P ocluso, o que evidencia a acumulação do P nos compartimentos mais lábeis, assim o P encontra-se em formas menos estáveis, de maior disponibilidade para a aquisição das plantas. O P-NaHCO3 teve maior quantidade de P no reservatório lábil do que a fração P-resina, ressaltando a importância desta fração neste sistema. O aporte de resíduos de um sistema de cultivo em aleias não garantiu o acúmulo de P orgânico. Mais estudos precisam ser realizados para garantir total entendimento da ausência do P orgânico. As frações da MO foram influenciadas principalmente pela diferença entre as quantidades de resíduos depositados e pela relação C/N das combinações, isto demonstra a necessidade da oferta constante de material orgânico para manter em níveis adequados o estoque de C no solo
Descrição: 73 f.Dissertação (Mestrado), Curso de Agroecologia, Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, 2013.Orientador: Prof. Dr. Emanoel Gomes de Moura.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/239
Aparece nas coleções:MESTRADO EM AGROECOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANÚBIA LEMES DADALTO.pdf642.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.