Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/238
Título: Crescimento e desenvolvimento do pinhão-manso (Jatropha curcas L.) submetido a diferentes níveis de estresse hídrico
Autor(es): Cavalcante, Kelly Jane Correia
Data do documento: 2013-06-22
Editor: UEMA
Resumo: O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é uma planta da família Euphorbiaceae, oleaginosa perene, possui um grande potencial como fonte para a produção de biodiesel. Este trabalho teve como objetivo, estudar os efeitos do estresse hídrico em seu crescimento e desenvolvimento por meio de medidas biométricas e fluorescência da clorofila a. O estudo foi conduzido na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA em São Luís - MA, com um delineamento inteiramente casualizado, propagação por estacas, constando de três tratamentos (T1 - 200 ml, T2 - 100 ml e T3 - 50 mL de rega diária), totalizando 45 plantas. As avaliações biométricas foram feitas a partir dos 56 dias após o estaqueamento, iniciou-se a implantação dos tratamentos. As variáveis biométricas avaliadas foram: altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, queda das folhas, área foliar, matéria fresca e matéria seca. O número de brotos, número de flores abertas e o número de frutos por planta também foi avaliado. Foram determinados também a fluorescência inicial (F0), fluorescência máxima (Fm) e eficiência quântica do fotossistema II (Fv/Fm), dissipação não-fotoquímica (qN) e coeficiente de dissipação não-fotoquímica (NPQ) e os paramentros de crescimento (diametro do caule, altura, área foliar e número de folhas) foram afetados pelo estresse hídrico demostrando uma diminuição no crescimento.
Palavras-chave: Pinhão-manso
Estresse hídrico
Fluorescência da clorofila
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLY JANE CORREIA CAVALCANTE.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.