Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/237
Título: Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em diferentes sistemas de uso da terra.
Autor(es): Silva, Sylvia Letícia Oliveira
Orientador: Rousseau, Guillaume Xavier
Membro da Banca: SANTOS, J. G. D.
Membro da Banca: GEHRING, Christoph
Data do documento: 2010-08-21
Editor: UEMA
Resumo: O manejo inadequado dos solos pode ocasionar redução da biodiversidade e degradação do solo em um determinado agrossistema levando ao desequilíbrio ecológico. No entanto, a implantação de sistemas de manejos sustentáveis poderá garantir a manutenção da capacidade produtiva e melhorar a qualidade edáfica nesses ecossistemas. Anos recentes temse mostrado crescente interesse ao desenvolvimento de sistemas de cultivos produtivos com alta eficiência de uso de recursos internos com diminuição de insumos e fertilizantes químicos, visando à maximização do equilíbrio ecológico da lavoura, numa perspectiva de preservação ambiental e aumento da produção, e os estudos sobre as micorrizas, neste contexto tornam-se importantes. As micorrizas arbusculares são associações mutualístas entre certos fungos do solo e as raízes absorventes da maioria das espécies vegetais. Elas são importantes fatores de qualidade de solo através do seu efeito sobre a fisiologia da planta hospedeira, interações ecológicas do solo e suas contribuições para manutenção do solo. Mas trabalhos mostram que práticas de manejo da agricultura convencional podem reduzir a população fúngica micorrízica arbuscular, enquanto sistemas com baixos insumos seria viável uma proponente que aumentem a sua atividade, assim como o desenvolvimento agrícola sustentável. Diante disto, os sistemas conservacionistas, como o plantio direto e cultivo mínimo, constituem-se em alternativas sustentáveis para aumentar os níveis de produção agrícola e mostram como uma forma de uso da terra altamente sustentável
Resumo: O manejo inadequado dos solos pode ocasionar redução da biodiversidade e degradação do solo em um determinado agrossistema levando ao desequilíbrio ecológico. No entanto, a implantação de sistemas de manejos sustentáveis poderá garantir a manutenção da capacidade produtiva e melhorar a qualidade edáfica nesses ecossistemas. Anos recentes temse mostrado crescente interesse ao desenvolvimento de sistemas de cultivos produtivos com alta eficiência de uso de recursos internos com diminuição de insumos e fertilizantes químicos, visando à maximização do equilíbrio ecológico da lavoura, numa perspectiva de preservação ambiental e aumento da produção, e os estudos sobre as micorrizas, neste contexto tornam-se importantes. As micorrizas arbusculares são associações mutualístas entre certos fungos do solo e as raízes absorventes da maioria das espécies vegetais. Elas são importantes fatores de qualidade de solo através do seu efeito sobre a fisiologia da planta hospedeira, interações ecológicas do solo e suas contribuições para manutenção do solo. Mas trabalhos mostram que práticas de manejo da agricultura convencional podem reduzir a população fúngica micorrízica arbuscular, enquanto sistemas com baixos insumos seria viável uma proponente que aumentem a sua atividade, assim como o desenvolvimento agrícola sustentável. Diante disto, os sistemas conservacionistas, como o plantio direto e cultivo mínimo, constituem-se em alternativas sustentáveis para aumentar os níveis de produção agrícola e mostram como uma forma de uso da terra altamente sustentável.
Palavras-chave: Esporos
Potencial de inóculo
Caupi
Colonização micorrízica
Esporos
Potencial de inóculo
Caupi
Colonização micorrízica
Micorrizas arbusculares
Sustentável
Sistemas de manejo
Spores
Inoculum potential
Inoculum potential
Cowpea
Mycorrhizal colonization
Arbuscular mycorrhizae
Sustainable
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - SYLVIA LETICIA OLIVEIRA SILVA - PPGA CCA UEMA 2010.pdfPDF A2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.