Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/237
Título: Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em diferentes sistemas de uso da terra.
Autor(es): Silva, Sylvia Letícia Oliveira
Palavras-chave: Esporos
Potencial de inóculo
Caupi
Colonização micorrízica
Data do documento: 21-Ago-2010
Editor: UEMA
Resumo: O manejo inadequado dos solos pode ocasionar redução da biodiversidade e degradação do solo em um determinado agrossistema levando ao desequilíbrio ecológico. No entanto, a implantação de sistemas de manejos sustentáveis poderá garantir a manutenção da capacidade produtiva e melhorar a qualidade edáfica nesses ecossistemas. Anos recentes temse mostrado crescente interesse ao desenvolvimento de sistemas de cultivos produtivos com alta eficiência de uso de recursos internos com diminuição de insumos e fertilizantes químicos, visando à maximização do equilíbrio ecológico da lavoura, numa perspectiva de preservação ambiental e aumento da produção, e os estudos sobre as micorrizas, neste contexto tornam-se importantes. As micorrizas arbusculares são associações mutualístas entre certos fungos do solo e as raízes absorventes da maioria das espécies vegetais. Elas são importantes fatores de qualidade de solo através do seu efeito sobre a fisiologia da planta hospedeira, interações ecológicas do solo e suas contribuições para manutenção do solo. Mas trabalhos mostram que práticas de manejo da agricultura convencional podem reduzir a população fúngica micorrízica arbuscular, enquanto sistemas com baixos insumos seria viável uma proponente que aumentem a sua atividade, assim como o desenvolvimento agrícola sustentável. Diante disto, os sistemas conservacionistas, como o plantio direto e cultivo mínimo, constituem-se em alternativas sustentáveis para aumentar os níveis de produção agrícola e mostram como uma forma de uso da terra altamente sustentável.
Descrição: 62f.: Dissertação (Mestrado) – Curso de Agroecologia, Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, 2010.Orientador: Prof. Ph D. Guillaume Xavier Rousseau.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/237
Aparece nas coleções:MESTRADO EM AGROECOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SYLVIA LETICIA OLIVEIRA SILVA.pdf2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.