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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Poliana dos Santos de-
dc.date.accessioned2023-12-01T18:32:04Z-
dc.date.available2023-12-01-
dc.date.available2023-12-01T18:32:04Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2359-
dc.description.abstractAto de bondade e fé, benzer, mesmo com todo o processo de modernização social, permanece (re)existindo e criando marcas identitárias em diversos locais, assim como acontece no povoado Km 17, Codó, Maranhão, objeto de estudo desta pesquisa e aqui entendido como território cultural. Pretendida como uma análise geocultural (BONNEMAISON, 2012), esta pesquisa objetivou interpretar o território cultural dos benzimentos e de cura do povoado em tela. Combinando benzimento, fé e cura, o grupo cultural formado por benzedeiras e benzedores sustentam ali territorialidades simbólicas que denotam buscas relacionadas a desconfortos físicos e espirituais. As casas que nos referimos funcionam como espaços rituais nos quais as benzeduras ocorrem, o que envolve a espessura mágica de altares que evocam divindades, bem como de quintais e de plantas de poder. Os resultados alcançados indicam que o território de benzimentos e cura do povoado km 17, tem significado e função que extrapolam os ensinamentos da medicina formal, estruturando-se numa espécie de medicina popular, cumprindo, assim, papel social relevante. Por outro lado, ainda que reconhecendo o preconceito religioso, sobretudo, por conta da relação do povoado com Codó – uma cidade marcada pela presença de religiões de matrizes africana, mal interpretada do ponto de vista religioso – os praticantes dos benzimentos só desejam continuar com seus costumes, mantendo suas convivências secretas com seus territórios de cura, invisibilizados por alguns, mas essencialmente vividos por eles: uma vivência que comporta forças ocultas, como, humildemente, nos revela o benzedor, a benzedeira.-
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - Culturapt_BR
dc.subjectTerritório culturalpt_BR
dc.subjectBenzimentos e curapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCodó – Maranhãopt_BR
dc.subjectGeography - Culturept_BR
dc.subjectCultural territorypt_BR
dc.subjectBenefits and curingpt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectCodó – Maranhãopt_BR
dc.titleTerritório de benzimentos e cura do povoado Km 17, Codó- MA: uma análise Geoculturalpt_BR
dc.title.alternativeTerritory of blessings and healing of the village Km 17, Codó- MA: a Geocultural analysispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1712663996336383pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Arilson Xavier de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698096548539496pt_BR
dc.contributor.referee1Rosendah, Zeny-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3549681314418986pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Ana Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043867865024680pt_BR
dc.description.resumoAct of kindness and faith, blessing, despite all the process of social modernization, remains (re)existing and creating identity marks in various locations, as happens in the Km 17 settlement, Codó, Maranhão, the object of study of this research and here understood as a cultural territory. Intended as a geocultural analysis (BONNEMAISON, 2012), this research aimed to interpret the cultural territory of the blessings and healing of the settlement in question. Combining blessing, faith, and healing, the cultural group formed by benzedores and benzedeiras sustain symbolic territorialities there that denote searches related to physical and spiritual discomforts. The houses we refer to function as ritual spaces in which blessings occur, involving the magical thickness of altars that evoke divinities, as well as backyards and power plants. The results achieved indicate that the territory of blessings and healing in the Km 17 settlement has meaning and function that go beyond the teachings of formal medicine, structuring itself into a kind of popular medicine, thus fulfilling a relevant social role. On the other hand, although recognizing religious prejudice, especially because of the relationship of the settlement with Codó - a city marked by the presence of African matrix religions, misunderstood from a religious point of view - the practitioners of blessings only wish to continue with their customs, maintaining their secret coexistences with their healing territories, invisibilized by some, but essentially lived by them: an experience that entails hidden forces, as humbly revealed to us by the benzedor, the benzedeira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsIBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesCarvalho, Poliana dos Santos de. Território de benzimentos e cura do povoado Km 17, Codó- MA: uma análise Geocultural. São Luís, 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço) – Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2023.pt_BR
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