Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/235
Título: Detecção de micro-organismos, resíduos de antimicrobianos e células somáticas provenientes de laticínios da microrregião de Imperatriz, Maranhã
Autor(es): Pacheco, Eline Oliveira
Data do documento: 2014-03-14
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo objetivou avaliar a qualidade do leite cru refrigerado de laticínios inspecionados da Microrregião de Imperatriz (municípios de Imperatriz, Senador La Rocque e Porto Franco), pesquisando os indicadores de contaminação de contagem bacteriana total (CBT) e contagem de células somáticas (CCS), isolar e identificar os micro-organismos Staphylococcus sp. e Escherichia coli, detectar resíduos de antimicrobianos e verificar o perfil de suscetibilidade microbiana frente aos antimicrobianos testados. A quantificação e a determinação dos micro-organismos foram realizadas por métodos microbiológicos e bioquímicos. Foi utilizado o método de difusão em discos para a avaliação da suscetibilidade antimicrobiana em 18 cepas de Staphylococcus coagulase positivo, 22 de Staphylocuccus aureus e 2 de E. coli, isoladas das amostras de leite. Foram pesquisados os resíduos de antibióticos por meio de kits comerciais. As contagens de células somáticas dos laticínios apresentaram médias de 394.340 CS/mL, estando de acordo com a legislação vigente. Quanto à qualidade microbiológica, detectou-se CBT com índices acima do permitido, elevada freqüência de contaminação por bactérias Staphylococcus coagulase positivo em 26 (52%) amostras de leite, sendo 19 (38%) amostras contaminadas por Staphylocuccus aureus. Os resíduos de antimicrobianos foram detectados em 38 (76%) amostras pelos dois kits utilizados. As cepas de Staphylococcus coagulase positivo, Staphylocuccus aureus e E. coli apresentaram-se multirresistentes, sendo os antimicrobianos de maior eficácia para E. coli o cotrimoxazol, ampicilina, enrofloxacina e amoxicilina e para Staphylococcus coagulase positivo e Staphylocuccus aureus foi o princípio norfloxacina. Os dados obtidos indicam que o leite analisado está em condições higiênicossanitárias inadequadas, além da existência de resíduos de antimicrobianos no mesmo e os patógenos isolados apresentam multirresistência representando riscos à saúde pública.
Palavras-chave: Qualidade do leite
Antimicrobianos
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eline oliveira.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.