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dc.contributor.authorAraújo, Geovanna Vicente Veloso de-
dc.date.accessioned2023-10-19T17:28:02Z-
dc.date.available2023-10-19T17:28:02Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.otherCDU: 613.286-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2348-
dc.descriptionAraújo, Geovanna Vicente Veloso de. Avaliação do mercado de ovos comercializados no município de Balsas – Ma: perfil do consumidor, perfil do mercado, análise sensorial e condições de comercialização. Balsas, 2023. 46f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão,Balsas,2023. Orientadora: Dra. Carla Fonseca Alves Campospt_BR
dc.description.abstractO ovo é considerado um alimento de alta riqueza nutricional e acessibilidade, sendo altamente perecível e tendo sua qualidade afetada por condições inadequadas durante a comercialização. Assim, definir as condições nos quais os ovos são comercializados, traçar o perfil do consumidor e de mercado e analisar sensorialmente os ovos comercializados pode ajudar a traçar estratégias de mercado na região de Balsas-MA. Para a caracterização do mercado foram aplicados questionários com perguntas objetivas, quantificando preferências dos clientes e condições de comercialização. Avaliou-se as condições de comercialização aferindo umidade e temperatura. Para a caracterização do perfil do consumidor foi feito um levantamento por meio de questionário autoaplicável com perguntas objetivas na cidade de Balsas-MA. Para a realização da análise sensorial foram utilizados ovos cozidos do tipo industrial casca branca e vermelha e caipiras comercializados no município de Balsas-MA que foram avaliados por 27 pessoas, em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos onde cada avaliador consistiu em uma repetição experimental e classificaram os ovos consumidos de acordo com sua análise sensorial em escala hedônica. Obteve-se que a demanda de ovos nos estabelecimentos é grande, com ênfase aos ovos brancos industrias. Os estabelecimentos de grande porte apresentaram menores temperaturas devido à refrigeração e apesar da ausência de condições adequadas a perda de ovos é baixa em todos os estabelecimentos. A preferência dos consumidores é por ovos tipo caipira principalmente devido a aspectos sensoriais quanto ao sabor e cor de gema. Quanto à coloração há uma preferência aos ovos de casca vermelha já que há uma associação errônea desses aos ovos caipiras. Aroma, aspecto visual e cor da gema foram melhores para ovos caipiras e a nota geral e sabor da gema foram melhores em ovos de casca branca industriais, não havendo diferença significativa em textura e sabor na análise sensorial. Ovos de casca vermelha apresentaram-se como o pior tratamento. Embora os ovos de galinha caipira sejam favoritos aos consumidores, o consumo mais comum na região de Balsas-MA se dá em ovos de casca branca industrial, devido ao fator preço e acessibilidadept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAvicultura de posturapt_BR
dc.subjectComércio - Armazenamentopt_BR
dc.subjectPoultry farmingpt_BR
dc.subjectCommerce - Storagept_BR
dc.titleAvaliação do mercado de ovos comercializados no município de Balsas – Ma: perfil do consumidor, perfil do mercado, análise sensorial e condições de comercializaçãopt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the egg market sold in the municipality of Balsas – Ma: consumer profile, market profile, sensory analysis and marketing conditionspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Agronomia - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

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