Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Luciana de Castro-
dc.date.accessioned2023-10-10T20:18:42Z-
dc.date.available2023-10-10T20:18:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.otherCDU: 004.738.5:[339:616-036.21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2318-
dc.descriptionSousa, Luciana de Castro. Transformação digital de micro e pequenas empresas do setor varejista no contexto da pandemia da COVID-19: desafios e oportunidades. Artigo Científico. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro de Estudos Superiores de Codó, Universidade Estadual do Maranhão,Codó,2022. Orientador: Prof. Dr. Luis Antonio Mendes de Mesquita Araújo.pt_BR
dc.description.abstractEm decorrência da crise sanitária deflagrada pela instauração da pandemia da COVID-19 e ampliação do uso das tecnologias houve a necessidade das micro e pequenas empresas (MPEs) reinventarem as formas e conduzir os negócios. Desse modo, delineou-se como objetivo geral da pesquisa discutir os efeitos da pandemia na utilização forçada dos recursos tecnológicos pelas micro e pequenas empresas do setor varejista do município de Codó (MA). Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa baseada no método Delphi com pesquisas do tipo bibliográfica, exploratória e de campo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários com gestores de MPEs do setor varejista. Nesse sentido, constatouse através da pesquisa que as empresas selecionadas estavam no meio do processo de digitalização tendo recursos limitados para operacionalizar os negócios no âmbito digital, dessa forma, os investimentos eram realizados em setores estratégicos da empresa como atendimento e pós-venda. Ademais, utilizou-se como base de dados da pesquisa Google Acadêmico, Revista de Administração Contemporânea (RAC), Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Directory of Open Access Journals (DOAJ) durante o período compreendido entre 2011 e 2022pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectDigital transformationpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.titleTransformação digital de micro e pequenas empresas do setor varejista no contexto da pandemia da COVID-19: desafios e oportunidadespt_BR
dc.title.alternativeDigital transformation of micro and small companies in the retail sector in the context of the COVID-19 pandemic: challenges and opportunitiespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Administração - Codó UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo LUCIANA DE CASTRO SOUSA PDF-A.pdf301.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.