Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/213
Título: Flutuação populacional e dependência espacial de Aleurocanthus woglumi Ashby, 1915 (Hemiptera: Aleyrodidae) em Citrus latifolia
Autor(es): Vieira, Daniele Lavra
Data do documento: 2008-10-17
Editor: UEMA
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a flutuação populacional e caracterizar o padrão de dependência espacial da mosca negra dos citros, Aleurocanthus woglumi Ashby (Hemiptera: Aleyrodidae) no município de São José de Ribamar/MA. As avaliações foram realizadas em um pomar comercial de limão Tahiti (Citrus latifolia Tanaka) em um Argissolo Vermelho Amarelo. Os adultos da mosca negra dos citros, por sexo, foram monitorados utilizando-se 64 armadilhas adesivas amarelas de 10x21 cm distribuídas uniformemente dependuradas a 1,5 m do solo e utilizadas entre janeiro de 2007 a janeiro de 2008, sendo substituídas quinzenalmente (26 amostragens). Os insetos capturados foram contados no Laboratório de Entomologia (Universidade Estadual do Maranhão), em São Luís. Um sistema de posicionamento global (GPS) e um sistema de informação geográfica (SIG) foram usados para localizar os pontos das amostras, caracterizar o padrão de distribuição, calcular a área de agregação e elaborar mapas de distribuição dos adultos de mosca negra dos citros dentro do pomar. Estatísticas descritivas foram utilizadas para uma análise exploratória de dados, enquanto parâmetros geoestatísticos foram utilizados para a avaliação da dependência espacial e geração de mapas de densidades de insetos pelo método de interpolação da krigagem. Uma análise de correlação entre adultos de mosca negra dos citros capturados e temperatura também foram executados. Os resultados mostraram a não-existência de correlação entre a temperatura ambiente e os insetos capturados nos períodos seco e chuvoso, mas houve correlação positiva entre a população total em todo período avaliado bem como entre a densidade de machos e também em todo período avaliado. Os adultos de mosca negra dos citros foram coletados durante todo o ano. Os insetos apresentaram um comportamento sazonal atingindo um máximo de densidade populacional durante o período chuvoso. Os períodos de maiores picos da mosca negra foram em março, maio e julho, quando a ocorrência de machos também foi maior. As menores taxas populacionais foram registradas 2 desde novembro de 2007 a janeiro de 2008. A dependência espacial foi verificada. A distribuição espacial A. woglumi no pomar é agregada, ajustando-se os variogramas calculados ao modelo esférico nas estações seca e chuvosa. Os insetos mostraram uma área de agregação média de 162.092 m2 na estação chuvosa e de 9.615 m2 na estação seca. Por conseguinte, a fim de se obter uma estimativa confiável de populações de mosca negra dos citros, pelo menos uma armadilha deve ser usada a cada 17 hectares na estação chuvosa e uma armadilha a cada hectare na estação seca.
Palavras-chave: Amostragem
Dinâmica populacional
Análise espacial
Geoestatística
Semivariograma
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELE LAVRA VIEIRA.pdf304.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.