Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/205
Título: Adição de carvão vegetal em cultivo de arroz irrigado: efeitos sobre os indicadores físicos e químicos do solo, desempenho do arroz; emissões de metano e viabilidade econômica do cultivo contínuo, em Arari-MA
Autor(es): Sousa, Aurea Maria Barbosa de
Data do documento: 2011-09-27
Editor: UEMA
Resumo: O modelo de cultivo de arroz irrigado praticado há anos na baixada Maranhense tem se mostrado insustentável para os pequenos agricultores, que enfrentam problemas de ordem social, econômica e ecológica. Este trabalho se propôs a testar a viabilidade econômica do cultivo contínuo de arroz irrigado, na perspectiva de aumentar a produtividade no tempo, com duas produções anuais, uma na época chuvosa e a outra na época de estiagem. Esse sistema intensivo de cultivo pode promover a exaustão do solo e até mesmo intensificar as emissões de metano. Assim, a aplicação de carvão vegetal, associada à diferentes doses de fertilizantes podem melhorar os aspectos produtivos da cultura, a fertilidade química do solo e reduzir as emissões de metano. Para isso, foram coletadas e analisadas amostras de solo seco e alagado, amostras de plantas de arroz, bem como quantificado o seu rendimento, e realizadas coletas e análises de emissões de metano. A adição de carvão ou as doses de fertilizantes não proporcionaram aumentos significativos de produtividade, mas o carvão reduziu os teores de amônia em 44% e aumentou os teores de K no solo, além de promover a redução das emissões de metano de até 7,3 vezes, no arroz irrigado. O cultivo contínuo de arroz mostrouse rentável, desde que a mão de obra empregada não seja a terceirizada. Entretanto, como se trata de agricultura familiar, a mão de obra geralmente empregada é a da família. Assim, é possível obter um incremento de 3,6 Mg ha-1 na produção anual de grãos ou R$ 1.244,50, na época chuvosa.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Carbono preto
Efeito estufa
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇAO_FINAL_E_COMPLETA_com_ficha-Aurea.pdf597.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.