Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/203
Título: Distribuição espacial e preferência alimentar de Tibraca limbativentris stal (Hemiptera: Pentatomidae) na cultura do arroz e em vegetação nativa e espontânea na região norte maranhense
Autor(es): Costa, Elizabeth Araújo
Data do documento: 2014-07-31
Editor: UEMA
Resumo: O percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris (Stal, 1860)) é uma das pragas mais importantes da cultura do arroz, causando danos na cultura na fase vegetativa e reprodutiva. Com a colheita do arroz, os adultos hibernam nos restos da cultura ou em plantas hospedeiras secundárias localizadas nas proximidades dos arrozais à espera dos próximos cultivos. O objetivo desta pesquisa foi estudar a distribuição espacial e a preferência alimentar de T. limbativentris na cultura do arroz e em vegetação nativa e espontânea na região Norte do Estado do Maranhão. Foram realizados experimentos no Campo e no Laboratório de Entomologia da Universidade Estadual do Maranhão. Em campo, palmeiras de babaçu jovens foram vistoriadas e quantificadas quanto ao número de indivíduos em área de propriedade de produtor familiar no município de Matões do Norte nos anos de 2012 e 2013. Em condições de laboratório, ninfas e adultos do percevejo foram usados nos ensaios de atratividade, em teste com e sem chance de escolha de alimento. Em campo foram coletados um total de 1418 percevejos adultos vivos, 13 mortos e dez posturas. Pode-se constatar a importância do babaçu como hospedeiro de T. limbativentris no Maranhão. Nos testes de preferência alimentar todos os hospedeiros apresentaram lesões de picadas. Em teste sem chance de escolha, o hospedeiro Br Irga foi mais preferida pelas ninfas a partir de 24 horas de exposição e na exposição de 12 horas para os adultos no teste com chance de escolha. Não houve diferença significativa na interação horas de exposição dentro de cada hospedeiro em ambos os testes nas fases de desenvolvimento do percevejo.
Palavras-chave: Oryza sativa
Percevejo-do-colmo
Hospedeiros alternativos
Resistência
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertao-elizabeth1.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.