Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo Neto, Francisco das Chagas-
dc.date.accessioned2023-06-01T18:17:44Z-
dc.date.available2023-06-01T18:17:44Z-
dc.date.issued2021-05-30-
dc.identifier.otherCDU: D 514.116:37.091.322-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1998-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2021. Orientador: Profa. Dra. Lusitônia da S ilva Leite.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa trata de um estudo sobre o ensino e aprendizagem de trigonometria aplicada ao triâ ngulo retâ ngulo por meio da cultura maker. A partir da utilizaçã o de um recurso didático denominado de teodolito, o qual possibilitou o ensino e aprendizagem da trigonometria baseada em resoluçã o de problemas. O estudo tem abordagem qualitativa e foi realizada em uma escola pública estadual do E stado do Maranhã o. Os sujeitos da pesquisa sã o 14 grupos de 5 alunos em cada grupo, do 2º ano do ensino médio. A realizaçã o da pesquisa se deu a partir da realizaçã o de atividades práticas, em que foi construído um teodolito para aferiçã o de medida de distâ ncia e altura no triâ ngulo retâ ngulo visualizado a partir de uma caixa d’água real. Na sequê ncia foram aplicadas uma série de atividades dentro e fora da sala de aula de modo que os alunos assumissem a funçã o de sujeitos ativos no processo de sua formaçã o e construçã o do objeto de conhecimento com ê nfase nas aplicações práticas, atentando-se aos contextos históricos teóricos da matemática e prático, e prática de criaçã o e aplicaçã o do teodolito para estimar altura do reservatório de água da escola. C om essa abordagem foi possível constatar que os alunos participaram ativamente do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que estiveram ativos em todo processo de criaçã o e uso do teodolito, demonstrando envolvimento e compreensã o do processo à medida que desenvolviam as aplicações das razões trigonométricas em diversos contextos. Desta forma, a pesquisa propiciou aos estudantes a chance de trabalharem colaborativamente em um mesmo projeto, bem como maior engajamento e protagonismo nas aulas, o que possibilitou constatar que atividades realizadas em espaços makers contribuem para a formaçã o da postura investigativa do aluno como um cidadã o, se apropriando de saberes sistematizado de forma crítica e autônomapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectTrigonometria no triângulo retângulopt_BR
dc.subjectRazões Trigonométricaspt_BR
dc.subjectCultura Makerpt_BR
dc.subjectTeodolitopt_BR
dc.subjectTrigonometry in the right triangle-
dc.subjectTrigonometric Ratios-
dc.subjectMaker Culture-
dc.titleA cultura maker no ensino de matemática: uma via para aprendizagem da trigonometria a partir da resoluçã o de problemaspt_BR
dc.title.alternativeThe maker culture in mathematics teaching: a way to learn trigonometry based on problem solving-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSEERTAÇÃO FRANCISCO_DAS_CHAGAS (1) PDF-A.pdf4.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.