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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo Neto, Francisco das Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T18:17:44Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T18:17:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 514.116:37.091.322 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1998 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2021. Orientador: Profa. Dra. Lusitônia da S ilva Leite. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa trata de um estudo sobre o ensino e aprendizagem de trigonometria aplicada ao triâ ngulo retâ ngulo por meio da cultura maker. A partir da utilizaçã o de um recurso didático denominado de teodolito, o qual possibilitou o ensino e aprendizagem da trigonometria baseada em resoluçã o de problemas. O estudo tem abordagem qualitativa e foi realizada em uma escola pública estadual do E stado do Maranhã o. Os sujeitos da pesquisa sã o 14 grupos de 5 alunos em cada grupo, do 2º ano do ensino médio. A realizaçã o da pesquisa se deu a partir da realizaçã o de atividades práticas, em que foi construído um teodolito para aferiçã o de medida de distâ ncia e altura no triâ ngulo retâ ngulo visualizado a partir de uma caixa d’água real. Na sequê ncia foram aplicadas uma série de atividades dentro e fora da sala de aula de modo que os alunos assumissem a funçã o de sujeitos ativos no processo de sua formaçã o e construçã o do objeto de conhecimento com ê nfase nas aplicações práticas, atentando-se aos contextos históricos teóricos da matemática e prático, e prática de criaçã o e aplicaçã o do teodolito para estimar altura do reservatório de água da escola. C om essa abordagem foi possível constatar que os alunos participaram ativamente do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que estiveram ativos em todo processo de criaçã o e uso do teodolito, demonstrando envolvimento e compreensã o do processo à medida que desenvolviam as aplicações das razões trigonométricas em diversos contextos. Desta forma, a pesquisa propiciou aos estudantes a chance de trabalharem colaborativamente em um mesmo projeto, bem como maior engajamento e protagonismo nas aulas, o que possibilitou constatar que atividades realizadas em espaços makers contribuem para a formaçã o da postura investigativa do aluno como um cidadã o, se apropriando de saberes sistematizado de forma crítica e autônoma | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria no triângulo retângulo | pt_BR |
dc.subject | Razões Trigonométricas | pt_BR |
dc.subject | Cultura Maker | pt_BR |
dc.subject | Teodolito | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry in the right triangle | - |
dc.subject | Trigonometric Ratios | - |
dc.subject | Maker Culture | - |
dc.title | A cultura maker no ensino de matemática: uma via para aprendizagem da trigonometria a partir da resoluçã o de problemas | pt_BR |
dc.title.alternative | The maker culture in mathematics teaching: a way to learn trigonometry based on problem solving | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSEERTAÇÃO FRANCISCO_DAS_CHAGAS (1) PDF-A.pdf | 4.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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