Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Francinaldo Richele | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T17:29:47Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T17:29:47Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 514: [37:004.05] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1997 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2021. Orientador: Prof. Dr. Marlon Cesar Santos Oliveira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propôs metodologias de ensino da Geometria Plana e Geometria Espacial para conceber tal vínculo. Para isso, foram utilizados dois programas de computador que constituem aparatos tecnológicos utilizados pelo homem no ramo da construção civil, o Autocad e o 3Ds Max. Inicialmente foram realizadas pesquisas em artigos, monografias, dissertações e teses que tratavam sobre as gerações de indivíduos que de como eles concebiam e concebem a realidade que os cerca. A finalidade de tal busca foi compreender como age e aprende atual geração, denominada de “geração Z”. Constatou-se que os nativos digitais não querem aprender para depois praticar, eles utilizam para a aprendizagem o método de tentativa e erro, uma vez que não possuem medo de cometer enganos e por isso aprendem de maneira mais fácil. Observou-se que as tecnologias, enquanto recursos tecnológicos educacionais expressam benefícios que ultrapassam as competências acadêmicas ligadas à cognição, permitindo o desenvolvimento da autonomia nas esferas intelectual e comportamental, tendo em vista que os próprios educandos partem em busca da solução dos desafios encontrados em seu cotidiano. Notou-se que a geometria parece ser, dentro da Matemática escolar, uma área particularmente propícia à realização de atividades de natureza exploratória e investigativa, sobretudo através da utilização de recursos tecnológico. Através da exposição de propostas do uso de softwares, no processo de ensino e aprendizagem da geometria a habilidade de visualizar pode ser desenvolvida, à medida que se fornece ao estudante materiais de apoio didático baseados em elementos concretos representativos do objeto geométrico em estudo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Geração Z | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Softwares | pt_BR |
dc.subject | Education | - |
dc.subject | Generation Z | - |
dc.subject | Technology | - |
dc.title | A educação geométrica para a geração Z: propostas de ensino de geometria através do Autocad e 3Ds Max | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometric education for generation Z: proposals for teaching geometry through Autocad and 3Ds Max | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_FRANCINALDO RICHELE SOUZA_1_PDF - A.pdf | 99.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.