Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Francinaldo Richele-
dc.date.accessioned2023-06-01T17:29:47Z-
dc.date.available2023-06-01T17:29:47Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.otherCDU: D 514: [37:004.05]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1997-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2021. Orientador: Prof. Dr. Marlon Cesar Santos Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propôs metodologias de ensino da Geometria Plana e Geometria Espacial para conceber tal vínculo. Para isso, foram utilizados dois programas de computador que constituem aparatos tecnológicos utilizados pelo homem no ramo da construção civil, o Autocad e o 3Ds Max. Inicialmente foram realizadas pesquisas em artigos, monografias, dissertações e teses que tratavam sobre as gerações de indivíduos que de como eles concebiam e concebem a realidade que os cerca. A finalidade de tal busca foi compreender como age e aprende atual geração, denominada de “geração Z”. Constatou-se que os nativos digitais não querem aprender para depois praticar, eles utilizam para a aprendizagem o método de tentativa e erro, uma vez que não possuem medo de cometer enganos e por isso aprendem de maneira mais fácil. Observou-se que as tecnologias, enquanto recursos tecnológicos educacionais expressam benefícios que ultrapassam as competências acadêmicas ligadas à cognição, permitindo o desenvolvimento da autonomia nas esferas intelectual e comportamental, tendo em vista que os próprios educandos partem em busca da solução dos desafios encontrados em seu cotidiano. Notou-se que a geometria parece ser, dentro da Matemática escolar, uma área particularmente propícia à realização de atividades de natureza exploratória e investigativa, sobretudo através da utilização de recursos tecnológico. Através da exposição de propostas do uso de softwares, no processo de ensino e aprendizagem da geometria a habilidade de visualizar pode ser desenvolvida, à medida que se fornece ao estudante materiais de apoio didático baseados em elementos concretos representativos do objeto geométrico em estudopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.subjectEducation-
dc.subjectGeneration Z-
dc.subjectTechnology-
dc.titleA educação geométrica para a geração Z: propostas de ensino de geometria através do Autocad e 3Ds Maxpt_BR
dc.title.alternativeGeometric education for generation Z: proposals for teaching geometry through Autocad and 3Ds Max-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FRANCINALDO RICHELE SOUZA_1_PDF - A.pdf99.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.