Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Rogério Lima-
dc.date.accessioned2023-06-01T16:50:38Z-
dc.date.available2023-06-01T16:50:38Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.otherCDU: D 514.742:37.02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1996-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Prof. Dr. Raimundo J. B. Brandão.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa a utilização das representações semióticas como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores, trata-se de um experimento com alunos do 2o ano do ensino médio, onde objetivamos identi car suas di culdades e oferecer uma proposta didática facilitadora do aprendizado. Utilizamos em aulas expositivas a teoria de Raymond Duval, aplicamos algumas atividades e exploramos as representações dos vetores em várias situações. O trabalho foi dividido em etapas, na primeira a turma foi submetida a um teste diagnóstico e após análise do mesmo constatamos a quase total ausência de conhecimento prévio sobre vetores, suas representações e propriedades. A segunda etapa consistiu de aulas expositivas onde apresentamos os vetores em termos de coordenadas de nindo suas operações e apresentamos suas propriedades despertando assim o interesse dos alunos por este novo objeto. Na terceira etapa zemos a experimentação e nalmente passamos a analisar as respostas dos alunos às questões propostas dando ênfase às conversões entre os registros distintos e ao tratamento dentro de um mesmo registro o que nos permitiu identi car di culdades e apresentar uma sequência didática que por sua vez possa tornar o aluno protagonista do seu aprendizado. Este estudo tem uma abordagem qualitativa de intervenção com embasamento na metodologia da engenharia didática. A questão que norteou este trabalho foi: como os registros de representações semiótica contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de vetores?pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectVetorpt_BR
dc.subjectRepresentações semióticaspt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectVector-
dc.subjectSemiotic representations-
dc.subjectDidactic engineering-
dc.titleRepresentações semióticas como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetorespt_BR
dc.title.alternativeSemiotic representations as a didactic tool in the teaching and learning of vectors-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-Rogerio_Lima_Sousa_1_PDF - A.pdf5.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.