Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1995| Título: | A contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamental | 
| Título(s) alternativo(s): | The contribution of the history of mathematics in the formation of students' citizenship: an approach in elementary school | 
| Autor(es): | Silva, Waldyr Collares Costa Neto | 
| Data do documento: | 2019-10-16 | 
| Editor: | UEMA | 
| Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo “a contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamental”. O entendimento de que os saberes matemáticos a partir da história da matemática, enquanto parte do currículo da educação nacional, contribuem para o desenvolvimento dos alunos levaram a inquietações que deram origem a pesquisa. Dessa forma, a hipótese que defendemos neste estudo é investigar a contribuição da história da matemática na formação da cidadania destacando elementos que propiciem a formação cidadã do educando. Foram estabelecidos como objetivos específicos: investigar se a história da matemática é abordada no Ensino Fundamental; Investigar as filiações metodológicas dos professores na abordagem dos conteúdos de matemática e identificar na história da matemática, elementos que propiciem a formação da cidadania do educando. Do ponto de vista teórico, a investigação foi embasada nos documentos que fundamentam a educação básica, tais como PCN (1997, 1998), DCN (2001), BNCC (2017) e LDB (1996) e nos autores D’Ambrósio (2012), Mendes (2001), Pitombeira (2010), Bicudo (1999), Boyer (2012), Eves (2004), Fossa (2001), Maranhão (2019), Lorenzato (2006), Monteiro e Junior (2001), Tatiana Roque e Pitombeira (2012) e Groenwald, Silva e Mora (2012). Metodologicamente, a pesquisa está inserida numa perspectiva qualitativa. A opção metodológica adotada como instrumento de coleta de dados foi questionários abertos para professores e alunos. No que se refere aos resultados da pesquisa, entende-se que os professores e alunos consideram a história da matemática importante para a construção de saberes destacando-a como um elemento facilitador de aprendizagens matemáticas | 
| Palavras-chave: | História da matemática Matemática e Formação da Cidadania Ensino Fundamental History of mathematics Mathematics and Citizenship Education Elementary School  | 
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional  em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO_WALDYR COLLARES_PDF - A.pdf | 4.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.