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dc.contributor.authorAraújo, Marcos Rogério Lima de-
dc.date.accessioned2023-05-29T19:16:05Z-
dc.date.available2023-05-29T19:16:05Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.otherCDU: D 51-7:37(083.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1937-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandão.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo realizar uma aplicação da matemática em um estudo integrado em diferentes áreas do ensino: cultural, intelectual, físico e emocional por meio de atividades envolvendo os conceitos e aplicações de fração, medidas de massa e medidas de capacidade em atividades culinárias com alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública (escola integral) do municipio de São José de Ribamar – Maranhão. A investigação teve uma abordagem de carater qualitativa e investigativa com a utilização de pesquisa de campo corroborada pela pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa observou-se o papel fundamental da formação educacional na vida do aluno, por isso, foi considerado no estudo que o processo ensino e aprendizagem precisava ultrapassar os conteúdos aplicados em sala de aula, ou seja, devia desenvolver habilidades e capacidades que pudesse ser utilizada fora do ambiente escolar, não só no âmbito profissional, mas também como cidadãos. As atividades foram elaboradas pelo professor da disciplina eletiva “Cozinhando com o Números” aplicada enfoques de autodesenvolvimento, contemplando um programa baseado em conhecimentos teóricos da matemática aplicado aos interesses experimentais particulares de cada aluno, e cuja estratégia permita uma ação proativa na área de interesse do estudante. Os dados revelaram que teve grande aceitação por parte dos alunos da aplicação prática da matemática durante as ações desenvolvidas na escola. Embora muitos alunos não tenham demonstrado grandes habilidades culinárias, o resultado final pelo engajamento e compromisso, foi excelentept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAplicação prática da Matemáticapt_BR
dc.subjectEscola Integralpt_BR
dc.subjectFração e unidades de Medidaspt_BR
dc.subjectPractical application of Mathematics-
dc.subjectFull School-
dc.subjectFraction and measurement units-
dc.titleCozinhando e calculando: o ensino de frações/medidas de massa e medidas de capacidades por meio de receitas em uma escola pública na cidade de São José de Ribamar - MApt_BR
dc.title.alternativeCooking and calculating: the teaching of mass fractions/measurements and capacity measurements through recipes in a public school in the city of São José de Ribamar - MA-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

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