Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento Neto, Vicente Rodrigues do.-
dc.date.accessioned2023-05-29T18:27:24Z-
dc.date.available2023-05-29T18:27:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.otherCDU: D 51:[004.05:37.02]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1935-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. João Coelho Silva Filho. Coorientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silva.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa abordou a temática Softwares no Ensino de Matemática, cujo objetivo geral consistiu em analisar as possibilidades de inserção de tecnologias digitais no ensino de Matemática, sobretudo do Calques 3D como ferramenta didática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada se baseou em uma revisão bibliográfica por meio de livros, documentos jurídicos, periódicos, artigos científicos, teses, dissertações e revistas científicas. As bases de dados utilizadas foram: bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS) e Biblioteca Científica Eletrônica Online (Scielo). A revisão bibliográfica serviu de base e subsídio teórico para uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Na análise adotou se o materialismo histórico dialético de Marx como abordagem teórica e metodológica como linha de interpretação das realidades da temática discutida. Os principais autores utilizados no levantamento bibliográfico foram: Takahashi (2000), Oliveira (2001), Borba e Penteado (2003), Jucá (2006), Nono e Mizikami (2006), Marinho e Lobato (2008), Gatti e Barreto (2010), Tajra (2012), Sá e Endlish (2014), Cunha e Bizelli (2015, 2016), Galindo e Inforsato (2016), Machado (2016), Diniz (2017), Prioste e Raiça (2017), Manfredi (2017), Medeiros (2017), Kensky (2018), Valente (2018) e Cazeloto (2019). Consultaram se ainda documentos jurídicos, a saber: Decretos nº 19.890/31 e nº 8.752/2016; Lei nº 14.180/2021; Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Base Nacional Comum Curricular (2017); Plano Nacional de Educação (2022); Resolução CNE nº 2/2019, dentre outros aportes que trazem deliberações acerca da aplicação de tecnologias no processo ensino aprendizagem no contexto brasileiro. Aplicou-se um questionário na modalidade virtual a partir da plataforma Google forms, junto a vinte e oito professores de Matemática. Constatou-se que o Calques 3D é uma ferramenta pedagógica que apresenta diversas vantagens no estudo da Geometria Plana e Espacial, por ser uma interface dinâmica que motiva a participação e autonomia do aluno quanto à manipulação e movimentação de figuras geométricas, favorecendo a sua capacidade de visualização e percepção das propriedades das figuras geométricas que estão sendo estudadas. Conclui-se que a frequência de uso de tecnologias digitais pelos professores de Matemática é razoável, mas poderia ser melhor, se as escolas promovessem uma infraestrutura adequada e disponibilizasse uma quantidade suficiente de recursos computacionais para auxiliar a prática docentept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCalques 3Dpt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics-
dc.subject3D Calcs-
dc.subjectElementary School.-
dc.titleSoftwares no ensino de matemática: possibilidades de aplicação do Calques 3D como ferramenta didática nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSoftware in teaching mathematics: possibilities for applying Calques 3D as a teaching tool in the final years of elementary school-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VICENTE RODRIGUES PDF - A.pdf802.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.