Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/193
Título: Relação entre a expressão de genes de imunidade inata e grau de sobrevivência intracelular de Leishmania infantum em macrófagos caninos experimentalmente infectados.
Autor(es): Oliveira, Renata Mondêgo de
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: A leishmaniose visceral canina é uma importante zoonose causada pelo protozoário Leishmania infantum, transmitida pela picada de insetos flebotomíneos. Apesar do avanço no conhecimento dos mecanismos imunológicos frente à infecção por Leishmania nos últimos anos, há poucos estudos sobre o estabelecimento da resposta imune em cães, especialmente sobre os mecanismos de imunidade inata. Nesse contexto, visando medidas futuras de controle dos casos caninos e humanos, a imunoterapia desponta como uma opção viável. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi determinar o perfil de expressão gênica dos receptores TLR9, NOD1 e NOD2 e avaliar sua correlação com a sobrevivência intracelular de L. infantum em macrófagos caninos. Após exames de triagem e confirmação de diagnóstico negativo para a doença, foram selecionados 43 animais clinicamente saudáveis para coleta de sangue para cultivo celular. Após diferenciação de monócitos em macrófagos, parte do sobrenadante da cultura foi coletado e armazenado a -80ºC para posterior extração de RNA e realização de PCR em tempo real, para avaliação da expressão dos genes de imunidade inata. A outra parte foi experimentalmente infectada por L. infantum, com posterior avaliação da sobrevivência intracelular do parasito. Observou-se que a expressão desses genes é baixa, além de correlação positiva entre a expressão de NOD2 e a sobrevivência intracelular de L. infantum. Esses resultados evidenciam a importância de estudos que visem descrever, de forma mais aprofundada, a função destes e de outros receptores, tanto na infecção experimental como em animais naturalmente infectados.
Palavras-chave: Cães
Leishmania infantum
Receptores do tipo Toll
Receptores do tipo NOD.
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA MONDÊGO DE OLIVEIRA.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.